Prefeitura realiza curso de primeiros socorros para profissionais da educação infantil

Educação
24/09/2022 14h09

Na manhã deste sábado, 24, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou um curso de primeiros socorros direcionado a profissionais que atuam na educação infantil do município. Diretores, coordenadores, professores e cuidadores de creche receberam orientações sobre como agir em casos de urgência e emergência envolvendo adultos e crianças. Mais de 200 pessoas participaram da formação.

O curso foi realizado no auditório municipal Antônio Vieira Neto e foi articulado pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (Ceafe) e pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Semed. Participaram desta formação profissionais que atuam em escolas de bairros que compõem a 5ª, 6ª 7ª e 8ª regiões administrativas da cidade. Os demais profissionais já passaram pela mesma formação ainda no mês de agosto.

Segundo o diretor do Ceafe, Willams dos Santos, este é o momento inicial da formação destes profissionais e explica que o curso é direcionado aos que atuam com crianças muito pequenas, abordando situações como o engasgo.

"O objetivo é preparar estas pessoas que cuidam exatamente das crianças nessa faixa etária, de zero a três anos, para as primeiras possibilidades de risco e o que eles podem fazer, inclusive pra que a situação não venha se agravar. A ideia não é transformar ninguém em enfermeiro, mas sim que eles possam ter uma noção dos riscos que podem acontecer no ambiente de creche, que eles possam tomar medidas assertivas" afirma Willams.

A diretora do DGP, Daisy Cardoso, explica que o curso de primeiros socorros foi uma solicitação dos profissionais que atuam diretamente nas salas de creche. Primeiramente, a formação foi realizada em três escolas e depois se expandiu para atender a todas as outras unidades que ofertam esta etapa da educação básica.

"Muitas escolas passaram a solicitar o curso de primeiros socorros, que era algo que já estava na nossa programação, mas que decidimos adiantar devido a estas solicitações e alocamos todas as equipes neste espaço maior, para que todos pudessem compartilhar suas experiências, o que qualifica ainda mais o trabalho.  Algumas pessoas já fizeram o curso e voltaram para fazer mais uma vez, o que é importante para a gente entender o quanto as pessoas estão querendo qualificar o seu trabalho. Essa formação continuada não é algo setorizado, é uma política da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju", pontua Daisy.

Formação

O curso de primeiros socorros foi ministrado pela enfermeira e pedagoga Mônica Nascimento e pela estudante de enfermagem Sarah Menezes, que simularam riscos comuns a crianças muito pequenas, como o engasgo e parada respiratória. As orientações também se estenderam aos cuidados com adultos.

"É preciso ter um olhar mais diferenciado, tanto com o adulto, como com as crianças e mostrar o nosso amor, mas também o conhecimento técnico. Isso faz toda a diferença na hora de aplicar técnicas nos primeiros socorros. A qualquer momento, a gente pode ter um vacilo e é nesse vacilo que podem ocorrer as condutas erradas e também podem acontecer complicações, até chegar a óbito. Mostramos que é preciso sempre estar em alerta, mas trabalhamos os primeiros socorros de uma forma leve, para que consigam lidar naturalmente no dia a dia", explica Mônica.

O curso ofertado está em conformidade com a Lei nº 13.722/2018, também conhecida como Lei Lucas, que diz que profissionais da educação infantil devem possuir em seus currículos capacitação de primeiros socorros. 

"O engasgo é uma situação muito recorrente porque as crianças, quando não tem uma supervisão e estão fazendo o lanche, podem acabar se engasgando. Então, o engasgo foi um foco muito grande na palestra e também a questão de pequenos acidentes, como queda, queimaduras, até mesmo convulsão", comenta Sarah.

Participantes

Paula Regina Menezes é professora da Emei Joaquim Cardoso de Araújo e atua há cinco anos na Educação Infantil. Ela reconhece a importância da oferta do curso para estes profissionais que atuam em salas de aula com crianças pequenas.

"É muito importante a gente ter essa capacitação para estarmos preparados para esses perigos ocultos que estão na nossa prática pedagógica. E também é importante a gente sempre se reciclar, renovar o conhecimento", comenta a professora.

A cuidadora Tereza Cristina Santos, que trabalha na Emei Júlio Prado Vasconcelos,  conta que nunca passou por uma situação grave envolvendo as crianças, mas sabe que este é um risco possível de acontecer.

"Este é o quinto curso que eu faço e isso é importante para saber como agir na hora da necessidade. Eu cuido de bebês com menos de um ano de idade, então é algo que requer muito cuidado. Esse curso da Semed foi muito proveitoso para todos nós, que somos leigos no assunto e que lidamos diariamente com cuidados com essas crianças", ressalta Tereza.