Equipe de educação patrimonial da Prefeitura realiza mais uma blitz no 17 de Março

Agência Aracaju de Notícias
27/09/2022 12h03

Dando continuidade às ações de conscientização sobre a importância de cuidar dos espaços públicos, a equipe de educação patrimonial da Prefeitura de Aracaju realizou mais uma blitz educativa, na manhã desta terça-feira, 27, no bairro 17 de Março. 

Durante a ação socioeducativa, realizada na Praça 8, os agentes do Projeto de Trabalho Social (PTS), da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizaram a entrega de panfletos informativos e dialogaram com os moradores sobre a necessidade de preservar a nova praça e as demais obras públicas do bairro. 

A coordenadora do PTS, Renata Góis, comenta que a população tem sido bastante receptiva durante as blitz educativas. “Quando fazemos a abordagem, percebemos que a população tem consciência da importância de preservar o patrimônio público que está sendo entregue no bairro, em especial as praças, que são espaços comuns. Então aproveitamos esse momento de diálogo para reforçar a mensagem, a fim de que esse cuidado se torne uma realidade”, destaca. 

Ainda segundo Renata, o panfleto distribuído pode ser compartilhado com familiares e amigos, ajudando a difundir a mensagem. “É um material elaborado com uma linguagem acessível e informativa, que tem o apoio visual de imagens que são bastante explicativas”, detalha a coordenadora. 

A moradora Tâmara Melo brincava com os dois filhos nos brinquedos da Praça 8, quando foi abordada pelos agentes da blitz educativa. Ela avalia que a iniciativa é muito importante e positiva para a comunidade.

“Precisamos preservar para manter por mais tempo. Para a gente, é uma distração essa praça, gostamos muito de todas as praças construídas aqui no bairro, então precisamos cuidar”, conta Tâmara.

A dona de casa Laurinete Farias mora bem em frente à praça e sempre está conversando com os vizinhos sobre a necessidade de cuidar do espaço.

“Acho essa iniciativa da blitz ótima, porque precisamos ter cuidado com o patrimônio público, que é nosso, sai do nosso dinheiro. Quando o prefeito veio entregar, pediu para ninguém depredar, então precisamos fazer nossa parte”, enfatiza Laurinete.

Conjunto de obras

As blitz educativas integram o “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro”, um pacote de investimentos em infraestrutura realizado pela Prefeitura com recursos do financiamento de mais de R$400 milhões conquistados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além das 11 praças construídas nos bairros 17 de Março e Santa Maria, o programa engloba ainda a construção de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef).