Educação de Aracaju oportuniza aulas de ginástica artística para alunos da rede

Educação
28/09/2022 14h20

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), tem desenvolvido uma série de ações para fomentar o esporte no ambiente escolar. Uma destas iniciativas é o projeto Ginástica Artística na Escola. Há dois meses, 40 alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino estão fazendo aula da modalidade na Estação Cidadania, localizada no Bugio. Idealizado pelo coordenador de Educação Física e Esportes da Semed, Robson dos Santos, as aulas são ministradas pelo professor Admilson Oliveira e auxiliadas por dois estagiários.

O projeto é fruto da experiência na Emef Santa Rita de Cássia, no bairro América, iniciado em 2017, com o objetivo de fomentar o esporte e proporcionar atividades no contraturno das aulas regulares.

Participam do projeto alunos de faixa etária entre 7 e 14 anos, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Manoel Bonfim, Olavo Bilac, Oviêdo Teixeira, Jornalista Orlando Dantas e Olga Benário, além de escolas da rede estadual, através de parceria entre Semed e Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, a Seduc. 

Segundo o professor Admilson, resultados significativos foram sendo tão percebidos que a Semed decidiu ampliar a oferta de vagas, para que estudantes de outras unidades de ensino tivessem a mesma oportunidade.

"Vimos que muitas crianças deixavam de estar nas ruas para estarem na ginástica, ouvíamos sobre a melhora deles em sala de aula e, para nossa surpresa, alguns alunos foram se destacando no esporte, participando de competições. Tudo foi tomando uma dimensão maior. Fomos campeões dos Jogos da Primavera nos últimos anos e, em 2022, um dos alunos que começou no projeto, o Eddie Harrison, ficou em 4º lugar nos Jogos Escolares da Juventude, entre jovens atletas do Brasil inteiro", detalha o professor.

Para este novo momento, a Prefeitura investiu em materiais, como travas de equilíbrio e colchões. Plintos em gaveta também foram fornecidos por algumas escolas.

Segundo o professor, o coordenador de Educação Física, Robson, e o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, já estão trabalhando na perspectiva de um novo e maior local para as aulas. "A tendência é que o projeto cresça. Queremos oportunizar isso a mais pessoas porque gera oportunidades diversas para as crianças", expressa o Admilson. 

Mãe da aluna Heloíse Silva, que cursa o 6º ano da Emef Manoel Bonfim, Denise Silva conta que a menina perdeu o pai há 5 anos e o projeto tem lhe ajudado a lidar melhor com isso.

"Estou amando. Essas atividades trabalham a mente deles e fazem com que socializem com outras crianças. Minha filha era muito quieta e está se soltando mais, mostra em casa o que aprendeu aqui, comenta que está gostando. É uma sensação muito boa proporcionar essa oportunidade para os jovens. Espero que surjam mais vagas e mais pessoas possam fazer parte. Agradeço por esse incentivo ao esporte", explana.

Da mesma escola e série da Heloíse, a Júlia Vitória Farias diz que tem aprendido muito durante as aulas e seu desempenho na sala de aula já mudou. "Estou bem mudada. Tenho mais postura, sei fazer movimentos que antes eu não conseguia. Estou gostando bastante e quero muito ser ginasta", ressalta a garota.