Biblioteca Ivone de Menezes realiza o projeto Transformando Sementes em Árvores

Cultura
28/09/2022 17h15

Na manhã desta quarta-feira, 28, aconteceu o projeto “Transformando Sementes em Árvores”, uma parceria entre a Biblioteca Ivone de Menezes Vieira, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A atividade contou com a participação dos alunos da Escola Estadual São Lourenço.

O projeto que é uma parceria consolidada que acontece desde 2019, tendo um hiato por conta da pandemia da covid-19, e retornou neste ano, em alusão ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro.

De acordo com a coordenadora da Ivone de Menezes, Verônica Cardoso, “o projeto tem o sentido de transformar a criança, que representa as sementes, em adultos conscientes”.

Durante as atividades do projeto, as “sementes” se mostraram envolvidas com a importância das árvores para o cotidiano e onde elas estão inseridas. 

O professor de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe, Robério Ferreira, destaca que “é um prazer estar fazendo este tipo de atividade, pois levar para as crianças esta mensagem das questões ambientais e de como podemos nos relacionar com o meio ambiente é de extrema importância”. 

O evento faz parte da programação da agenda do mês de setembro da Biblioteca Ivone de Menezes, que durante todo o mês realizou atividades voltadas para o Dia da Árvore e preservação do meio ambiente. 

Entre as atividades realizadas estão o projeto “Hora do Conto - Especial Dia da Árvore”; a peça “Reinos”, da Cia. É Arte, grupo de teatro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que durante a Semana do Teatro mostrou às crianças modos de cuidar da natureza; e o espetáculo “Missão Natureza”, da Turma da Ação, realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro 17 de março.