Funcaju traz novos conteúdos à plataforma AjuPlay em comemoração ao Dia da Música

Cultura
01/10/2022 13h42

Em alusão ao Dia Internacional da Música, comemorado neste dia 1º de outubro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), disponibiliza, na plataforma AjuPlay, novas produções musicais.

São 11 álbuns e 43 singles de artistas sergipanos, que apresentam e mostram como a cultura musical local é rica. As produções foram desenvolvidas durante a pandemia. 

De maneira rápida e eficaz, a Funcaju criou mecanismos para ajudar o setor cultural e manter a economia da cultura em funcionamento, como o lançamento do edital Janela Para as Artes, que viabilizou a gravação de lives, esquetes, curta-metragem, dentre outros, estimulando a cadeia produtiva da cultura local.

Além do edital, com a aprovação da Lei Aldir Blanc, mais de R$4 milhões foram injetados em diversos segmentos da cultura, com mais de 600 projetos, entre eles, na música: lives, workshops, feiras, festivais, videoclipes, singles e albuns musicais. A maioria dessas entregas podem ser acessadas pela plataforma AjuPlay.

Para o coordenador do Núcleo de Produção Digital (Nuprod), Anderson Passos, durante a pandemia, em que ocorreu o período de isolamento para frear a curva de contaminação, o que amenizou o sofrimento foi a cultura, principalmente, a música, através da Aldir Blanc e dos editais. 

“É muito importante que a nossa população conheça nossos artistas, esse trânsito musical, que vão desde as coisas mais antigas as mais modernas, que podem ser acessadas na AjuPlay. Temos artistas mais antigos aos mais atuais, ou seja, temos esse encontro de gerações em uma só plataforma”, complementa Anderson.

Entre as obras musicais disponíveis é possível encontrar singles dos mais variados artistas, como do rapper JB, com sua música “Rompendo Barreiras”, e o músico Alex Sant’Anna, com seu single “Encruzilhada”.

O rapper Johnata dos Santos, conhecido artisticamente como JB, diz que suas músicas retratam o que pensa e suas convicções, sobre os mais variados assuntos. Em seu single “Rompendo Barreiras” ele explica que foi um grito interno pessoal.

“É uma das músicas que mais toca nos meus shows e que as pessoas mais ouvem. Ela narra um pouco das situações que passei por ser preto e pobre, que fui confundido por bandido, destratado por autoridades. Fiz um compilado de emoções e resolvi escrever sobre isso e esse foi o resultado, não poderia ter sido melhor”, informa JB.

Para o cantor Alex Sant’Anna, que faz música preta brasileira contemporânea, o single “Encruzilhada” veio de um processo doloroso, durante a pandemia, mas que acabou sendo contemplada na Lei Aldir Blanc, para sua peodução. “A música foi feita com outros parceiros, junto com Maycon Mundoca, do Pará. Nós fizemos de forma virtual, outros músicos, que não fazem parte da minha banda, também participaram”, explica.

Além dos singles e álbuns, na AjuPlay, os espectadores podem assistir espetáculos, webséries, programa de rádio e outras produções realizadas pela Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju.