Fundat participa da 3ª edição da Feira de Empregabilidade promovida pelo Grau Técnico Aracaju

Formação para o Trabalho
06/10/2022 13h36

Nesta quinta-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), participa da 3ª edição da Feira de Empregabilidade, promovida pelo Grau Técnico Aracaju. O objetivo é ofertar vagas de emprego para os cidadãos que estão em busca de uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

A Fundação teve uma participação ativa com a intenção de ir além das ofertas de emprego. Foi realizada uma apresentação pela Luana Porto, que faz parte do setor Agência do Trabalhador. Ela deu dicas sobre currículo, como se portar na entrevista, entre outras questões que podem auxiliá-los a encontrar uma oportunidade.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, acredita que a parceria com o Grau Técnico proporciona mais oportunidades para o público. 

“Já realizamos esse serviço na Fundat, mas estar presente nessa ação é de suma importância para oportunizar e divulgar ainda mais os serviços que oferecemos. A parceria tem um peso fundamental para que o cidadão seja realocado no mercado de trabalho”, enfatiza Edivaneide.

A equipe da Agência do Trabalhador da Fundat, esteve presente para tirar as dúvidas da população e coletar os currículos para serem cadastrados no banco de dados. 

O diretor de Cooperativismo e Empreendedorismo, Arnaldo Almeida, acredita que esse evento é uma ocasião interessante tanto para as empresas e órgãos presentes como também para o público.

“O nosso objetivo é amparar os cidadãos de alguma maneira na questão de empregabilidade. Por isso, estamos em parceria com o Grau Técnico nesse evento para que as pessoas possam ter a oportunidade de entregar os seus currículos e saber mais sobre como se portar em uma entrevista”, afirma o diretor.

A operadora de caixa Ana Paula Ribeiro, de 39 anos, esteve na ação para entregar o seu currículo e conferir as oportunidades ofertadas. “Vim com a intenção de me realocar no mercado. Já atuo há bastante tempo com o público, principalmente na função de operadora de caixa. Essas ações são necessárias para a gente que precisa de um emprego”, conta.

Além da empregabilidade, a coordenadora de Empreendedorismo, Marta Lisboa, esteve presente para explicar aos cidadãos autônomos sobre os benefícios do Microempreendedor Individual (Mei). 

“Essa ação é muito importante para promover oportunidades para os cidadãos. Para aqueles que já possuem um negócio ou desejam empreender, tiramos as dúvidas e fizemos o pré-atendimento para o Mei”, explica Marta.

Para o cidadão se realocar no mercado de trabalho, ações como essa são necessárias para oportunizar as vagas de emprego. A Fundação ofertou vagas, tanto para ampla concorrência como também para Pessoas com Deficiência (PcD).

De acordo com a coordenadora pedagógica da Grau Técnico Aracaju, Rivanda Ribeiro, a parceria da Fundação na Feira de Empregabilidade foi importante para que haja mais oportunidades ao cidadão. 

“Acredito que firmar essa parceria só teve a somar na nossa ação. Ficamos honrados em receber a Fundat para que trouxesse ofertas de vagas de emprego para aqueles que passassem por aqui”, aponta Rivanda.