Perimetral Oeste: eleita Comissão de Acompanhamento de Obras e Projeto

Agência Aracaju de Notícias
06/10/2022 19h56

Está formada a Comissão de Acompanhamento de Obras e Projeto (CAOP) da Perimetral Oeste. Nesta quinta-feira, 6, em reunião realizada no Escritório de Atendimento à Comunidade, foram eleitas duas representantes dos moradores da 1ª etapa. As etapas 2 e 3 já tiveram seus representantes escolhidos, durante as consultas públicas realizadas no início de setembro.

Composta por representantes escolhidos pela comunidade de cada etapa cujo atendimento já foi iniciado, a Comissão deverá, principalmente, acompanhar o planejamento e a execução das frentes de obra da grande avenida. Parte importante do Programa de Requalificação Urbana da prefeitura de Aracaju, a construção da Perimetral Oeste já começou e passará por cinco bairros, ligando a capital ao município Nossa Senhora do Socorro. 

Também integram a comissão, representantes da Prefeitura, da supervisão do Projeto, representante da construtora, representante da empresa supervisora de obras e representante da Diagonal, empresa que realiza o Trabalho Técnico Social.

Entre as atribuições, a CAOP possibilitará a efetividade da participação popular nas discussões sobre outros eixos do projeto, para além da obra física. Ações educativas, oficinas e cursos de capacitação são exemplos de ações que estão previstas no Trabalho Técnico Social e sobre as quais a comunidade poderá opinar. 

Segundo a assistente social representante da Diagonal Social na CAOP, Márcia Militão, os representantes eleitos são a voz da comunidade na comissão. “Eles vão ser uma espécie de ponte, trazendo pra gente as angústias e anseios da comunidade, que é quem vivencia o projeto em si, além de agir como multiplicadores das informações e decisões das quais poderão participar”, destaca.

De acordo com ela, o próximo passo é a capacitação dos integrantes da Comissão, “para que eles possam entender melhor o que é a CAOP e o papel de cada um. Teremos reuniões periódicas para prestar contas do que está acontecendo no projeto de uma forma geral, e também na parte da obra física, que é uma das maiores ansiedades da população”. 

Jaqueline Panta foi uma das representantes escolhidas pela comunidade da primeira etapa, que compreende a ligação entre os bairros Soledade e Bugio, pelo loteamento Rosa do Sol. Ela conta que já vem levando informações para os seus vizinhos, passando, agora, a integrar oficialmente a Comissão. 

“É gratificante poder representar minha comunidade, até porque tem muita gente que trabalha e não consegue fazer isso. Então eu vou passar a informações que vou colher nas reuniões e trazer as dúvidas e sugestões deles também para a equipe do projeto”, afirma Jaqueline.

A segunda representante eleita foi Lindineide Vitor, que acompanha o projeto de perto desde o início das tratativas. 

“Achei interessante, neste novo momento, ter esse convite para participar, podendo levar as notícias para a comunidade e trazer ideias da comunidade para a equipe. A gente vivia em grande dificuldade, na lama, com muriçoca e, agora, teremos uma casa nova, toda pronta e com escritura. E a Perimetral vai beneficiar não só a mim, mas também milhares de outras famílias, vai trazer o progresso para Aracaju, aliviar o trânsito. Então, o projeto é maravilhoso, e eu abracei essa causa com muito amor e carinho”, conta Lindineide satisfeita.

Rafaela Guimarães é uma das moradoras da comunidade que possui um pequeno negócio em sua residência. Para ela, os cursos terão grande importância. 

“Eu tenho um salão de beleza e, com esses cursos que vão disponibilizar, vamos poder nos especializar mais nas áreas que a gente exerce. Então, a comissão é muito importante no projeto da Perimetral, que é uma obra muito concreta, que está beneficiando muitas famílias que não têm muita oportunidade”, destaca Rafaela.