Cuidado da Prefeitura com áreas de lazer promove qualidade de vida em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
14/10/2022 15h03

Os espaços públicos de lazer, como orlas, parques e praças são locais fundamentais para as cidades, uma vez que propiciam as interações e trocas sociais e fomentam as atividades esportivas e culturais, beneficiando a qualidade de vida, de crianças a idosos. Assim, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém atenção constante a esses locais, assegurando que estejam limpos, seguros e belos, para que possam ser aproveitados da melhor maneira possível.

“As equipes trabalham diuturnamente em paisagismo e limpeza, melhorias estruturais e revitalizações. O objetivo é prezar pelo bem-estar do aracajuano e dos visitantes, uma vez que esses espaços de lazer promovem o esporte, cultura, turismo, o que afeta positivamente a qualidade de vida”, explica o diretor de Orlas e Parques da Emsurb, José Olino.  

Parques

Um dos locais mais queridos dos aracajuanos é o Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. Contando com parque infantil, campo de futebol, quadra poliesportiva, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada, quiosques para piqueniques, sanitários, lagos e iluminação adequada, além de uma vasta área verde com mais de 112 espécies de árvores, entre frutíferas, exóticas e da Mata Atlântica, ele é uma das principais escolhas de lazer das famílias aracajuanas desde a década de 1980.

“Passei a minha infância toda vindo ao parque, fazendo piquenique com a minha família. Eu gosto porque é tranquilo, seguro. É a minha primeira opção de lazer”, aponta a estudante Bruna Cassandra, de 25 anos.

Com a primavera a todo vapor e o verão se aproximando, um ponto mais recente de lazer, o Parque Ecológico Poxim, inaugurado há pouco mais de dois anos, ganha relevância. Localizado no bairro Inácio Barbosa, ele é exemplo de sustentabilidade, ao unir lazer, com píer de contemplação, tirolesa, parquinho kids e anfiteatro, à preservação do meio ambiente.

“É um lugar ótimo para trazer as crianças para brincar, elas se divertem muito com os brinquedos. É um local fresco, também, o que ajuda muito porque o calor está demais. Vale muito a pena visitar”, afirma a babá Magna Cristina, de 40 anos.

Orlas

Por sua vez, a Orla da Atalaia é reconhecida como um fundamental ponto turístico da capital, tanto pela beleza natural de suas praias quanto pela infraestrutura de lazer que propicia nos seus seis quilômetros de extensão.

A soma das particularidades do local encantou o engenheiro paulista Takeo Kobata, de 67 anos, que decidiu, há três anos, mudar-se para Aracaju.

“Acho essa a melhor orla que já conheci, uma estrutura maravilhosa. A qualidade de vida é muito boa, achei excelente que tenham pensado nesse espaço pet, onde eu posso trazer meus cachorros para passear”, comenta Takeo.

Do outro lado da cidade, está localizada a Orla Pôr do Sol, à beira do rio Vaza Barris, no Mosqueiro, com um meio ambiente preservado e exuberante, além de espaço para divertir-se, praticar esportes ou apenas ter uma conversa amigável.

São aspectos que fazem a diferença para Stephany Santos, de 27 anos, grávida de nove meses, nascida e criada no bairro, que lembra do que mais gostava na infância e como ela quer permitir que a sua filha também possa viver o mesmo.

“Eu amo esse ambiente, o rio. É muito bom morar por perto, por isso pretendo criar a minha filha aqui, em contato com a natureza, nessa tranquilidade que eu também tive na infância”, ressalta Stephany.

A zona Norte da cidade também conta com excelentes opções, como é o caso da Orlinha do Bairro Industrial, situada às margens do Rio Sergipe, equipada com ciclovias, parquinhos infantis e Centro de Artesanato, além de iluminação especial ao entardecer e vista privilegiada para a ponte que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros, características que encantaram a costureira alagoana Maria Lúcia dos Santos, que mudou-se para a capital há dois anos.

“A orlinha é muito bacana, um ótimo lugar para fazer uma caminhada, um pouco de exercício. Eu costumo vir todo dia, aproveito a vista, a tranquilidade, vou devagarzinho até o Porto Dantas. Isso me deixa feliz”, garante Maria Lúcia.

Em qualquer parte do município, o zelo da administração municipal com os equipamentos públicos de lazer tem promovido uma vida melhor para os cidadãos, que podem desfrutar gratuitamente de toda uma infraestrutura planejada para permitir uma boa convivência entre os membros da comunidade e com a natureza.