Terceiro ciclo da Prova de Fluência Leitora é iniciado pela Educação de Aracaju

Educação
10/10/2022 18h40

Nesta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início a mais uma etapa de Prova de Fluência Leitora nas Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) da rede municipal de ensino. Aplicada a alunos do 2º ao 6º ano, a avaliação tem o intuito de diagnosticar o nível de leitura em que o estudante se encontra e, a partir disso, trabalhar estratégias que favoreçam um melhor desempenho nessa habilidade.

Este é o terceiro e penúltimo ciclo de Prova de Leitura realizado no ano letivo de 2022, e segue até o dia 18. O diferencial desta etapa é que, a partir de agora, haverá a gravação e armazenamento do áudio no Sistema Municipal de Acompanhamento da Aprendizagem de Aracaju (SIMAAju), plataforma eletrônica desenvolvida pelos Departamentos de Tecnologia da Informação (DTI) e pelo Departamento Educação Básica (DEB) da Semed.

Serão registradas na plataforma avaliações de alunos do 2° e 5° anos. O objetivo é auxiliar no comparativo do desenvolvimento do aluno entre uma prova e outra, já que estas são aplicadas a cada 45 dias.

O diretor do DEB, Evilson Nunes, afirma que todo o processo da Prova de Leitura ocorre de forma simples, ágil e robusta.
 
"Dia 19 de outubro é o prazo final para armazenamento de cada áudio gravado. Já no dia 20, daremos a devolutiva para todas as unidades de ensino com os dados dos alunos em situação crítica e, ainda, novas estratégias para que a gente consiga avançar nos 45 dias finais desses quatro ciclos de avaliação de leitura. Dia 15 de dezembro pretendemos promover a última etapa e mensurar todo o desenvolvimento do estudante no decorrer do ano letivo", detalha Evilson.
 
Coordenadora pedagógica da Emef José Souza de Jesus, localizada no bairro 17 de Março, Rivania Rocha relata que já armazenou 46 áudios no SIMAAju, somente na manhã deste primeiro dia. De acordo com ela, a gravação é um recurso fácil de ser realizado e que auxilia bastante no trabalho do avaliador.

"A aplicação da Prova aqui na escola está sendo tranquila. A gente tira o aluno da sala e fazemos a avaliação de forma individual. Recebemos orientação da Semed sobre como armazenar o áudio no sistema no SIMAAju e está sendo bem tranquilo, não houve nenhuma dificuldade. Nesse formato, conseguimos até tirar dúvidas em relação a uma marcação que a gente fez aqui na ficha de algum aluno. Ao invés de chamá-lo novamente para fazer a leitura, ouvimos a gravação. É muito bom novidades assim, que vêm para ajudar", expressa a coordenadora.

Além das avaliações de fluência, as unidades de ensino têm promovido reforços no mesmo turno do aluno e a reenturmação por níveis de leitura.
 
Estudante do 3° ano na Emef, Talisson Alessandro de Jesus conta que este incentivo tem lhe auxiliado a lidar melhor com ações do cotidiano "Antes eu achava a prova de leitura difícil, mas agora eu gosto de fazer porque vou aprendendo mais. Quando eu estiver no celular, por exemplo, já vou poder escrever porque já vou saber ler", conta.