Com apoio da Prefeitura, finalizada 3ª edição da Taça das Favelas Sergipe

Juventude e Esporte
16/10/2022 19h56

Durante 17 dias, a Central Única das Favelas (Cufa/SE), com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), promoveu disputas de futebol entre jovens de comunidades de Sergipe na Taça das Favelas 2022.

Nacionalmente, a competição acontece desde 2012, e em Sergipe, com realização em Aracaju, chega à sua terceira edição, retomando após o hiato de dois anos sem realização, em razão da pandemia da covid-19.

Para o secretário da Juventude e do Esporte de Aracaju, Sérgio Thiessen, é uma satisfação a Prefeitura poder apoiar o evento que fortalece o esporte nas periferias.
 
“O esporte é inclusão, é oportunidade, e a Prefeitura de Aracaju tem feito isso apoiando esses eventos, a fim de que os jovens estejam inseridos, participem e percebam que o esporte pode ser um caminho para sua vida. Além do mais, é uma ocasião em que talentos podem ser descobertos. Portanto, ver o esporte acontecendo em todos os cantos da nossa capital, é muito gratificante”, ressalta o secretário.

Ao todo, participaram da competição mais de 720 atletas, em 33 equipes, sendo 24 no masculino, entre os 14 e os 17 anos, e nove no feminino, com idade igual ou superior a 16 anos.
 
Na final do feminino, a equipe Atalaia venceu Porto Dantas por 2 a 1. Já no masculino, a vitória ficou com Coqueiral, que derrotou Patioba por 4 a 3 nos pênaltis.

De acordo com a presidente da Cufa - Sergipe, Verônica Paiva, a cultura do futebol nasce nas favelas com os meninos jogando a pelada. Por isso, “a proposta da Taça das Favelas foi de criar um evento que desse visibilidade e fosse uma vitrine de oportunidade para esses meninos que amam o futebol, mas que gostariam de ter uma competição de nível profissional".
 
"Sendo assim, a Taça surge para dar condição de que esses jovens sejam percebidos pelos seus talentos e para ressignificar os locais que eles residem, até então vistos como espaços marginalizados”, completou.

Ela ainda pontua a importância do apoio da Prefeitura de Aracaju para que o evento acontecesse.
 
“Toda parte de logística sempre ficou sob responsabilidade da Prefeitura, através da Sejesp, que apoia o evento desde a primeira edição, porque sabemos que, para fomentar o esporte e dar continuidade ao que as instituições fazem, a exemplo da Cufa, precisamos do órgão público. Então, quando procuramos a Sejesp, somos sempre recebidos de braços abertos. A secretaria já sabe da nossa necessidade e contribui da melhor forma”, finaliza a presidente.

A primeira edição nacional da Taça das Favelas, que reunirá equipes de todo o Brasil, acontecerá entre 2 e 19 de novembro deste ano, na cidade de São Paulo. O estado de Sergipe será representado por uma equipe no masculino e outra no feminino, cada uma formada por 22 atletas que participaram da Taça das Favelas Sergipe 2022, escolhidos após avaliação da organização.