Prefeitura realiza mais uma edição do Programa Horas de Estudos para professores da rede municipal

Educação
17/10/2022 19h30

Na tarde desta segunda-feira, 17, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início a mais um ciclo de formação do Programa Horas de Estudos. O tema desta edição, voltada para professores da rede que atuam nos anos finais do ensino fundamental, é  "Ideb 2021: Itinerários para a Melhoria da Aprendizagem".

Realizado pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (Ceafe) da Semed, o curso formativo é voltado aos docentes dos anos finais, visando apresentar os resultados de avaliações do primeiro semestre do ano letivo 2022 e discutir as estratégias de aprendizagem para o segundo semestre.

O secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, falou na abertura do evento e explanou sobre os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, que aponta um desempenho de 5,0 pontos, para os anos iniciais, e 4,4 para anos finais. Ele pontuou a importância de formações como esta para os esforços que vêm sendo realizados na restituição da aprendizagem.

"Os resultados dos dados do Ideb refletem os esforços dos profissionais da nossa rede, principalmente nos anos de 2020 e 2021, primeiro período da pandemia. Sabíamos que os alunos que tiveram aulas remotas viriam com muitas necessidades de recomposição. Hoje, um dos nossos objetivos é conversar com os professores sobre o que eles representam neste momento e a importância de estarmos juntos no trabalho de diagnosticar a evolução da aprendizagem e seguir estratégias eficazes", explana o secretário.

Os cursos formativos são realizados durante todo o ano letivo, proporcionando a abordagem e discussão de temas pertinentes a qualificação dos educadores. "O Horas de Estudos ocorre a cada 15 dias e cada encontro acontece no horário de trabalho do professor, já que há docentes que têm outros vínculos em um turno contrário ao do seu na rede municipal. É um direito do professor ter esse tempo para estudar e se capacitar em seu horário de trabalho", afirma o diretor do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), Williams dos Santos.