Relações interpessoais no trabalho é tema de roda de conversa realizada pela Escola de Governo

Planejamento e Orçamento
19/10/2022 17h56

Uma manhã descontraída, com muito aprendizado e troca de experiências. Assim foi marcada a roda de conversa realizada nesta quarta-feira, 19, pela Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), que reuniu servidores de diversas pastas da Prefeitura de Aracaju. O encontro, cujo tema foi “Relações Saudáveis x Relações Patológicas”, foi intermediado pela psicóloga e especialista em saúde mental Karla Patrícia Barbosa.

A profissional apresentou um pouco da sua experiência ao longo dos anos e destacou a efetividade dos servidores presentes à roda de conversa.

“O grupo foi bem participativo e tenho a certeza de que não só eles aprenderam um pouco sobre o tema apresentado, mas eu também saio com mais conhecimento”, frisa Karla Patrícia que, além de atuar como psicóloga no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Anísio Dário, da Secretaria Municipal da Saúde (Cerest/SMS), e possuir especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, também é mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

A coordenadora do setor de Recursos Humanos da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Renata dos Santos, ressalta que o conteúdo discutido serviu para ampliar ainda mais seu conhecimento e o seu comportamento no ambiente de trabalho.

“O ambiente de trabalho é, por vezes, um pouco complicado no sentido de lidarmos com as outras pessoas. Essa conversa de hoje serviu, realmente, para abrir ainda mais minha mente e me deu, de fato, o que eu precisava para mitigar ainda mais o conhecimento”, considera Renata.

A coordenadora psicossocial da Esgap, Ana Dalva Trindade, enfatiza que “são oportunidades como essa roda de conversa que nos movem a continuar promovendo tantas outras atividades pela Escola, ainda mais por ser uma demanda resultante das necessidades, geralmente, apresentadas pelos servidores municipais”.

Ela também salienta a parceria entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Escola de Governo com a Uninassau.

“Junto a tudo isso ainda podemos contar com o apoio da Universidade Maurício de Nassau que tem sido uma grande parceira em ceder profissionais e seu espaço para que nós possamos realizar algumas das nossas atividades visando sempre o servidor público municipal”, pontua Ana Dalva.