Emefs unem teoria e prática através de laboratórios de Ciências e Matemática

Educação
21/10/2022 16h14

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Aracaju contam com um importante aliado no ensino: os laboratórios de Matemática e Ciências, entregues pela Prefeitura no primeiro semestre deste ano, e que têm tornado as aulas mais dinâmicas e atrativas, e ajudando a expandir conhecimentos.

Na Emef Dom José Vicente Távora, a professora Elidiane Mathias, que ministra aulas no laboratório, afirma que esses momentos promovem um aprendizado para a vida toda. "Quando eles chegam no laboratório e têm contato com as peças e imagens, podendo tocar e interagir, criam uma nova experiência que complementa o conhecimento da sala de aula, obtendo um resultado significativo na aprendizagem", conta. 

Desde fevereiro, as 44 unidades que ofertam Ensino Fundamental começaram a receber os laboratórios. Após a montagem de todos os equipamentos, os docentes passaram por uma formação sobre a utilização do material. 

Na Emef Dom José Vicente Távora, os alunos da turma do 3° ano se mostraram entusiasmados e felizes com o momento.

"Eu gostei bastante. Quando entrei, achei tudo muito bonito. Hoje, eu vi o corpo humano por dentro e aprendi a formação dos animais", relata o aluno do 3° ano, Luiz Miguel Silva.

Os professores da Emef Professor Laonte Gama da Silva também estão aplicando as práticas através de aulas criativas no laboratório, tirando, assim, os alunos do abstrato e mostrando a experiência  para além dos livros didáticos. 

A coordenadora pedagógica da unidade, Karla Gisele da Silva, ressalta a importância deste espaço para a comunidade escolar.

“A chegada do laboratório de Ciências e de Matemática foi uma conquista muito importante para os alunos. Além de materiais de primeira linha, nossa escola está enriquecida com esse suporte que veio para contribuir com o desenvolvimento do raciocínio concreto da aprendizagem, especialmente nessas duas áreas de conhecimento”, destaca Karla.

“Vivenciamos essa preciosidade pedagógica como mais uma benção, um suporte efetivo que a Secretaria Municipal de Educação proporciona à comunidade escolar da Emef e à rede municipal como um todo”, complementa a coordenadora.