Aracaju inicia nova fase da campanha de vacinação antirrábica com o Drive Tudo Pet

Saúde
24/10/2022 15h55

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, nesta segunda-feira, 24, a terceira fase da campanha de vacinação antirrábica, que conta, agora, com o 'Drive Tudo Pet', montado no Parque de Exposições João Cleophas, localizado na rua Alagoas, 1600, bairro José Conrado de Araújo.  O acesso ao Parque pode ser de carro, moto, bicicleta ou a pé. O posto fixo funciona das 8h às 13h, até a próxima quinta-feira, dia 27.

De acordo com a gerente do Centro de Controle a Zoonose (CCZ) Marina Sena, desde o dia 10, a SMS vem realizando a Campanha de Vacinação Antirrábica, a qual já atingiu, até o momento, 25.511 cães e gatos.

“Foram 5.136 animais vacinados nos postos volantes, 9.700 no primeiro sábado, dia 15, com postos fixos em bairros da zona Sul da capital e 10.675 no segundo sábado, dia 22, com os postos fixos em bairros da região central. A partir de hoje até a próxima quinta-feira, 27, estaremos realizando o Drive Tudo Pet aqui no Parque João Cleophas”, explica a gerente.

Acesso ao drive

Para ter acesso ao serviço, basta apresentar o cartão de vacina do animal, se tiver. São contemplados na campanha caninos e felinos com idades a partir de 3 meses de vida.

“Os pets poderão ser imunizados sem descer do veículo automotor, ou ainda a pé, de bicicleta ou moto com o seu tutor. Animais mais agressivos devem usar focinheiras, para evitar acidentes, e coleiras para evitar fugas. A vacina é a principal forma de prevenção da raiva”, enfatiza Marina. 

Aprovação dos tutores dos pets

Para Carla Alves, o cuidado com a sua cachorrinha Princesa é algo fundamental para toda a família.

“Cumprimos com todas as vacinas dela, sempre levamos o cartão de vacinação para termos esse acompanhamento mais correto e com isso retribuímos todo o carinho que ela nos dá”, afirma Carla. 

Arli Rocha estava contente com a vacinação da sua Malu.

“A vacina é a principal forma de prevenção da raiva, uma doença grave que pode levar ao óbito no caso dos animais. É muito amor envolvido, por isto é importante imunizar os nossos animais contra a raiva”, enfatiza Arli. 

Segundo Vitória da Silva, tutora da cachorrinha Bela, acompanhar a vacinação é um ato de carinho para com os animais.

“Fiquei ligada nas notícias pelas redes sociais e esperei que a campanha realizasse o drive. Percebo que essa forma de posto fixo acaba facilitando nosso trabalho. Agora, ninguém pode ter desculpas para não vacinar seu animal de estimação, uma vez que várias estratégias estão sendo realizadas como postos volantes, drive e postos fixos”, reforça Vitória.