Prefeitura disponibiliza consulta pública sobre Projeto de Lei Orçamentária para 2023

Planejamento e Orçamento
24/10/2022 15h37

A Prefeitura de Aracaju convida a sociedade aracajuana para participar da consulta pública que visa a elaboração da proposta do Projeto de Lei Orçamentária Anual para o próximo ano, o PLOA 2023. A ação é uma forma de ampliar a participação popular no sentido de opinar e destacar sobre quais as principais prioridades para o seu bairro ou região, além de dar sugestões sobre melhorias para o futuro da capital. A consulta, em forma de questionário online, já está disponível. 

De acordo com o coordenador Geral de Orçamento (Cogeor) da Seplog, José Leilton de Almeida, além de uma forma de interagir com o cidadão, ouvindo suas demandas, a consulta pública também é a garantia do envolvimento da sociedade numa das fases mais importantes do Executivo, no tocante à elaboração da Lei Orçamentária Anual para 2023.

“É um questionário fácil de ser preenchido, rápido, e de suma importância para o desenvolvimento de Aracaju. A participação social nessa fase também é uma forma de colaborar, especialmente, para as definições das metas e projetos do Município para o ano que vem”, pontua Leilton, que também coordena as ações do PLOA 2023.

Audiência Pública

No dia 7 de novembro a Prefeitura realizará uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA 2023. Neste sentido, a administração municipal convida os servidores municipais, conselhos municipais, as entidades de classe, associações dos diversos seguimentos sociais, além de representações religiosas, partidos políticos, bem como representantes dos Poderes constituídos, da imprensa, e população em geral.

O encontro, que será realizado no formato híbrido, acontecerá das 15h às 17h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos (sede da Prefeitura de Aracaju), com transmissão pelo YouTube.

PLOA

No planejamento orçamentário, o administrador deve estimar as receitas que o Município espera arrecadar durante o ano, assim como irá fixar os gastos a serem realizados com tais recursos, por Secretaria, e em diversas modalidades e formas. O Orçamento anual visa concretizar os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual e no Planejamento Estratégico municipal, seguindo as metas e prioridades estabelecidas em lei.

Para preencher a consulta pública (questionário), clique aqui.