Boas Práticas de Defesa Civil são apresentadas aos alunos da Emef Manoel Bonfim

Defesa Civil
24/10/2022 18h23

Na tarde desta segunda-feira, 24, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bonfim, localizada no Bugio, com o Projeto Defesa Civil nas Escolas. A ação conscientizou os alunos do 7º ano sobre prevenção e mitigação de riscos.

Durante a programação, que envolve diálogo entre os estudantes e os agentes, além da exibição de vídeos educativos, os jovens passaram a ter conhecimento sobre como agir diante de situações de desastres; conheceram os pilares e o papel da Defesa Civil; e passaram a entender como funcionam os canais de atendimento e alertas emitidos pelo órgão.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, reforça que as atividades visam contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes. "Esse trabalho vem sendo reforçado, em ocasião do Mês de Conscientização para Redução de Desastres. Alcançando o público jovem, promovemos a cultura da prevenção e da resiliência dentro das comunidades situadas em áreas de risco. O objetivo é justamente estimular as Boas Práticas de Defesa Civil e, desta forma, contribuir para a redução de impactos diante de situações adversas", pontua.

Para o estudante José Gustavo de Carvalho,12 anos, conhecer as áreas de risco do local onde mora foi uma experiência fundamental. "O mais interessante foi sobre áreas de risco, uma questão que está no nosso cotidiano e a gente nem percebe. Quando percebe já é tarde", completa.

Ele também demonstra que os conhecimentos passados pela equipe já fincaram raízes. "Área de risco é a ameaça e a vulnerabilidade, por exemplo, se tiver uma casa com rachaduras, só que não tem ninguém lá dentro, não é uma área de risco porque ninguém é vulnerável", explica o aluno, com base no aprendizado proporcionado pelo projeto.

Já o estudante Werick Santos,12 anos, leva consigo a ideia de multiplicar as boas práticas aprendidas.

"É bom sempre estar se prevenindo e prevenir quem você ama. Eu gostaria de levar para a minha família, para saber mais como se prevenir contra isso [situações de desastre] que pode estar acontecendo com eles e nem percebem", comenta Werick.

O coordenador administrativo da unidade de ensino, Juarez de Oliveira, chama atenção para o impacto que o projeto proporciona educando os alunos para a resiliência.

"É de fundamental importância que informações como essa, que podem salvar vidas, salvar famílias, cheguem até a escola. Sabemos que, em Aracaju, existem algumas áreas de risco propensas a alagamentos e até queda de barreiras, então, é fundamental que os alunos tenham essa noção e que saibam a quem procurar em um caso de emergência", pontua Juarez.

Segundo o agente da Defesa Civil, Nélison Brandão, é necessário que os alunos, que são também moradores dessas localidades, tenham conhecimento a respeito dos riscos existentes e compartilhem o aprendizado adquirido.

"As turmas demonstraram bastante interesse nas apresentações, principalmente nos equipamentos utilizados pelos agentes e os canais de comunicação para acionamento da Defesa Civil, em especial as redes sociais e o número emergencial 199. Esperamos que os alunos sejam multiplicadores dos conhecimentos de Defesa Civil", considera Nélison.