Inventário de Arborização da zona Norte de Aracaju está 75% concluído

Meio Ambiente
26/10/2022 11h56

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), segue realizando o levantamento do Inventário de Arborização da capital. A realização do inventário proposto tem como principal objetivo obter um panorama da situação atual da arborização da cidade, bem como a sua quantificação, a fim de estabelecer prognósticos e determinar ações de manejo necessárias para a manutenção da qualidade ambiental no município. 

No momento, os dados da zona Sul de Aracaju já foram 100% colhidos, enquanto que a zona Norte está em 75% de conclusão.

Para a atualização do Inventário e tabulação dos dados de campo estão sendo utilizados por profissionais com conhecimento em Inventário Florestal e em estudos botânicos, tablets com o software Sistema Web elaborado pela Sema, podendo capturar a informação georreferenciada da árvore e localizá-la no mapa da cidade, realizando a anotação dos dados e armazenando as coordenadas geográficas do indivíduo arbóreo. 

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, destaca que o Inventário de Arborização da cidade é parte do planeamento estratégico da Prefeitura, no qual mostra como a gestão municipal valoriza o estudo e o trabalho técnico. 

“É um importante mapeamento das condições fitossanitárias das árvores em Aracaju, realizada por biólogos, engenheiros e técnicos ambientais. A partir disto, podemos ter a melhor informação técnica disponível para reforçar a nossa capacidade de planejar as ações e nossas atividades, sendo assim, através desses instrumentos conseguiremos realizar uma política de arborização municipal mais eficiente e mais abrangente, podendo corrigir as distorções e as omissões, de modo que tenhamos uma cidade mais arborizada e mais sustentável” ressalta o gestor.

Este diagnóstico auxilia no entendimento acerca das áreas mais e menos favoráveis ao desenvolvimento de plantas nas cidades, bem como indica zonas de calor, com baixa qualidade do ar, menor conforto térmico e estético-paisagístico para a população, uma vez que a presença de vegetação atenua os efeitos da incidência de radiação solar e, consequentemente, o aquecimento.

De acordo com o diretor da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sema (Asplandi), Gibran Boaventura, a ideia é que os dados coletados sirvam como base para o planejamento da arborização urbana do município. 

“Já existe um plano municipal que visa esse objetivo, no entanto ainda não existia um inventário para qualificar e quantificar a flora presente no contexto urbano. Os dados servirão para um melhor entendimento da real situação da arborização do município, tornando possível planejar adequadamente novos plantios e providenciar etapas de manutenção. Um projeto como este traz à luz melhores possibilidades para um planejamento e adaptação dos indivíduos e espécies inseridos em áreas urbanas, mitigando possíveis prejuízos não só para a rede elétrica, como também para a rede de saneamento básico e áreas de circulação e convívio comum da comunidade”, ” frisa o diretor.