2º Recital de Poesia reúne poetas sergipanos para celebrar a arte poética local

Cultura
26/10/2022 17h24

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou, na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, o 2º Recital de Poesia, que reuniu poetas sergipanos e amantes da poesia para uma roda de conversa sobre escritos literários, em comemoração ao Dia do Poeta, ocorrido em 20 de outubro, e ao Dia da Poesia, celebrado em 31 de outubro.

A coordenadora da Biblioteca Ivone de Menezes Vieira, Verônica Cardoso, ressalta a importância dessas atividades no espaço para a comunidade. 

“É um momento de celebrar, de reunir poetas de Sergipe. Além disso, incentivar os amantes da poesia, os que gostam de escrever, para divulgar seus escritos”, explica a coordenadora.

Entre os presentes, estava a cronista, poetisa e contadora de histórias Izabel Melo, que publicou seu primeiro folheto, Um falso amor (1993), em 2004. A artista se mostrou emocionada com a celebração da arte poética. 

“A lembrança da Biblioteca, desta data tão especial, para trazer poetas e os que amam a poesia para tirar os livros de suas estantes e vir recitá-los, declamá-los, é motivo de alegria”, compartilha a poetisa.

Outro convidado do Recital que trouxe seus escritos literários foi o cordelista, poeta e declamador Jaci Farias, que escreveu seus primeiros versos na infância, retornou à prática quando adulto, escrevendo sobre as mais variadas temáticas.

“A ideia do Recital é maravilhosa porque necessitamos muito disso, necessitamos de livros. Todo movimento que incentiva a leitura, que atrai jovens, é maravilhoso, pois há uma urgência imensa de ler”, comenta Jaci.

Os espectadores também puderam interagir, não só ouvindo, como também declamando poesias. 

O estrangeiro Antônio Escambu, de São Tomé e Príncipe, que normalmente utiliza o espaço da biblioteca para estudar, aproveitou para participar do Recital e celebrar a arte poética. 

“Sou amante da poesia, então é emocionante participar, ouvir sobre poesia. A gente tira o que está dentro e coloca para fora por meio dela”, conta Antônio.

A segunda edição do Recital faz parte do calendário de atividades da Biblioteca Ivone de Menezes Vieira, com o objetivo de incentivar e despertar o interesse pela leitura, pela escrita e pelas artes de forma geral.