Prefeito participa da abertura do 8º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde

Agência Aracaju de Notícias
03/11/2022 22h29

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na noite desta quinta-feira, 3, da abertura oficial do 8º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Sediado pela primeira vez em Aracaju, o evento reúne mais de 3.500 gestores, de todo o país, até o próximo sábado, dia 5, com o intuito de ampliar os debates sobre as perspectivas de políticas de saúde para as cidades. Ao participar da abertura, que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Edvaldo destacou a relevância do congresso "para a construção de uma saúde mais eficiente para os brasileiros".

"Este é um encontro de máxima importância. É aqui que os secretários do Norte, Nordeste e outras regiões do país tratarão dos desafios da saúde pública em busca de novos caminhos. O SUS foi fundamental para que o povo tivesse o mínimo de acesso à saúde, para que pudesse ter uma porta aberta para o tratamento digno e ele precisa ser fortalecido. E isso só será possível se todos contribuírem. Ninguém constrói um sistema desta magnitude com uma opinião única. Cada contribuição é importante e os gestores, aqui presentes, têm grande responsabilidade neste processo", afirmou o prefeito.

Em seu discurso, o gestor da capital ressaltou também o papel fundamental desempenhado pelos profissionais de saúde para que o país enfrentasse a pandemia do novo coronavírus e enfatizou, ainda, os desafios que deverão ser superados nos próximos anos. "Quem venceu a pandemia foi o trabalho incansável dos profissionais de saúde que enfrentaram o vírus. Quem venceu a pandemia foi o SUS. Mas agora, precisaremos avançar para que as demandas represadas nos últimos dois anos, sejam solucionadas. Há um novo tempo se abrindo no Brasil e precisamos nos unir para que políticas públicas efetivas sejam construídas, impactando positivamente em todo o país. Por isso, estou muito feliz por sediarmos este grandioso evento", frisou Edvaldo.

Presente na solenidade, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ser um defensor do Sistema Único de Saúde. Ele também destacou as ações do atual governo, como a ampliação dos recursos para a Atenção Primária. "São R$ 25 bilhões destinados para a Atenção Primária, recursos que chegam para os municípios, a partir do cumprimento das metas de cada cidade", salientou.

Programação

A oitava edição do Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde teve início na manhã desta quinta-feira, dia 3, no Centro de Convenções, com palestras, oficinas e seminários. Até o próximo sábado, dia 5, os inscritos estarão reunidos para discutir sobre os principais temas que permeiam o Sistema Único de Saúde, SUS, entre eles: Atenção Básica; Mortalidade Materna e Infantil; Telessaúde; Vigilância; Governança e PRI; Judicialização; Especificidades Regionais; Saúde indígena; Educação Permanente em Saúde; Residências em Saúde; Saúde Digital; Assistência Farmacêutica e Financiamento.

"Hoje é um dia muito importante para Aracaju, dada a importância deste evento, que estamos sediando. É aqui, neste momento, que nós discutimos políticas públicas, tanto para o cenário atual, como para o cenário futuro, da perspectiva do futuro. Estamos trocando experiências, ideias, lançando propostas para que o CONASEMS, que é o Conselho Nacional de Secretários, possa discutir com o governo federal, conseguindo, assim, uma participação maior na execução de políticas públicas, principalmente no que tange à Atenção Primária e o financiamento do SUS. São mais de três mil pessoas que visitam a nossa capital, então, é uma oportunidade para que possamos avançar na saúde pública, mas é, também, uma oportunidade para divulgar as belezas da nossa cidade", destacou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.