Com Camarote da Acessibilidade, Prefeitura garante inclusão social durante o Pré-Caju 2022

Assistência Social e Cidadania
04/11/2022 17h40

O Pré-Caju 2022 inicia nesta sexta-feira, 4, e para garantir a inclusão das pessoas com deficiência (PcDs) no evento, que é conhecido como uma das maiores prévias carnavalescas do país, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, ofertará o Camarote da Acessibilidade no sábado e domingo, 5 e 6, dias que contam com desfiles de blocos. 

Com o intuito de verificar os últimos detalhes da montagem da estrutura, as secretarias municipais da Assistência Social e da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), realizaram visitas ao espaço durante estas quinta e sexta-feira, 3 e 4.

A secretária da Assistência Social, Simone Santana, explica que o Camarote tem capacidade para 80 pessoas por dia, entre 40 PcDs e 40 acompanhantes, e é adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

"Realizamos uma vistoria cautelar, pois precisamos verificar todos os problemas que possam ocorrer, tendo em vista todas as pessoas com deficiência que se deslocarão para esse espaço. Estão sendo feitos os últimos ajustes, decoração, para que a gente possa proporcionar à pessoa com deficiência um ambiente agradável, um local seguro, para que ela possa curtir a festa, o Pré-Caju, ser incluído nesse momento de grande realização para Aracaju", destaca Simone.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, explica que o Camarote da Acessibilidade foi pensado de forma estratégica com o intuito de ofertar o acesso adequado às PcDs ou mobilidade reduzida.

"O Camarote da Acessibilidade está sendo todo construído para que a gente tenha um maior acesso para essas pessoas com deficiência. Os ajustes estão sendo feitos com a colocação de pisos emborrachados, implementação de uma nova rampa, teremos três banheiro químicos com acessibilidade, teremos quatro guardas municipais por dia, para facilitar o acesso para o cadeirante que esteja nas imediações, tudo isso foi  pensado para que eles tenham acesso a festa, uma visão privilegiada e possam curtir o Pré-Caju 2022 com segurança também", detalha Silvio Prado.

O espaço, que garante às PcDs ou mobilidade reduzida um local adequado para curtir com segurança, conforto e acessibilidade, contará com profissionais técnicos do Centro de Referência Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia) e o apoio de conselheiros do CMDPcD.

"O Conselho vem junto à Secretaria da Assistência, Defesa Social. Trouxemos um cadeirante para fazer o teste de rampa, ver se a acessibilidade realmente está adequada, para que, no dia da festa, esteja tudo a contento. É dever do Conselho fiscalizar e, por isso, sempre fazemos esse trabalho em parceria com as Secretarias. Verificamos se toda a montagem do espaço está de acordo com as normas para que a gente proporcione, de fato, um espaço acessível e seguro para todos as PcDs ou com mobilidade reduzida", afirma a presidente interina do CMDPcD, Natália Vasconcellos.

O senhor Antônio Carlos dos Santos, pessoa cadeirante e membro da Associação das Pessoas com Deficiência de Sergipe (APcD), acompanhou a visita e conferiu a infraestrutura do espaço.

"Percebemos a necessidade de adequação na rampa e identificamos que ainda estão sendo realizados os últimos ajustes. Observamos que o Camarote está numa localização bastante adequada às rampas de acessibilidade das calçadas de acesso às ruas. É muito importante que tenha o Camarote da Acessibilidade em eventos como esse que são tão importantes e relevantes para nossa cidade", pontua Antônio.

Como acessar


O Camarote da Acessibilidade fica localizado na avenida Santos Dumont, vizinho ao Projeto Tamar, na Orla de Atalaia. Para facilitar o trajeto, as PcDs ou mobilidade reduzida podem acessar a avenida pela rua Cônego José Félix de Oliveira, saindo próximo as rampas de acessibilidade.

Em seguida, basta se dirigir ao Camarote da Acessibilidade e apresentar um documento com foto e que comprove a deficiência.

Outros Serviços


Paralelo a isso, uma equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social, da Proteção Social Especial (PSE), atuará em todo o percurso do evento promovendo a identificação de possíveis violações de direitos, tais como situação de trabalho infantil, crianças e adolescentes desacompanhados ou violências contra grupos vulneráveis, e garantindo os encaminhamentos necessários para toda rede de proteção e garantia dos direitos.