Com foco no meio ambiente, Semed prepara segunda Plenarinha da Educação Infantil

Educação
09/11/2022 16h41

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizará a segunda edição da Plenarinha da Educação Infantil, desta vez com o tema “Preservar o meio ambiente também é coisa de criança”. O projeto visa valorizar o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem e terá culminância entre os dias 21 e 30 de novembro.

Esta edição tem o objetivo de promover, dentro das escolas, o estreitamento do contato entre a criança e a natureza, efetivando a participação infantil nos projetos desenvolvidos pela instituição de ensino na qual estuda. A Semed, através da Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf), produziu um guia da Plenarinha para instruir as unidades de ensino sobre a aplicação de atividades a serem executadas. O guia contém o objetivo e justificativa do projeto, além de sugestões de atividades e materiais didáticos a serem utilizados pelos professores.

“Em 2020, durante a Jornada Pedagógica da rede, solicitamos que as professoras da Educação Infantil, com base no que percebiam do interesse das crianças, votassem em uma temática para a segunda Plenarinha, e o tema do meio ambiente foi o mais votado. Essa temática se faz bastante relevante já que, quanto mais cedo a questão ambiental for abordada, de modo a despertar nas crianças o interesse de conhecer, cuidar e preservar a natureza, compreendendo o quanto ela é necessária na sobrevivência, maiores serão as chances de se construir uma consciência socioambiental. Além disto, várias pesquisas científicas apontam o quanto que uma infância mais próxima da natureza contribui para o desenvolvimento infantil”, explica a técnica da Coeinf, Diana Viturino Santos

Preparação

As escolas têm se preparado para a culminância do projeto desde o mês de outubro, quando foi disponibilizado o guia. Os trabalhos produzidos pelos estudantes serão expostos por meio de murais, maquetes, vídeos, fotos e outros meios. 

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Etelvina Amália de Siqueira, as famílias também estão colaborando com a execução do projeto.

“Antes de iniciarmos as atividades, ocorreu uma reunião com os pais para a explicação da Plenarinha, desde então, os alunos trazem materiais com os quais trabalham questões de reciclagem, como caixas de ovos, folhas secas e outros. As professoras explicam aos alunos de onde vem a matéria prima que eles estão trazendo, trabalhando de maneira interdisciplinar, tudo adaptado de acordo com a linguagem adequada para cada turma. Os alunos estão gostando muito e se divertindo enquanto aprendem”, explica a coordenadora pedagógica Simone Gomes de Andrade Almeida.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora Aparecida, a direção da unidade está trabalhando o tema da Plenarinha através de dois eixos diferente, como conta a diretora Geane dos Santos.

“Um grupo está trabalhando em relação ao plantio, ao desenvolvimento, ao crescimento. Nós já preparamos a terra, trouxemos sementes e plantamos. Agora, eles estão observando o crescimento dos pezinhos de feijão. Já o outro grupo está estudando sobre reciclagem e coleta seletiva”, pontua a gestora. 

Primeira edição

A Plenarinha da Educação Infantil realizada na rede municipal de ensino foi inspirada em um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. A primeira edição foi realizada em 2019 e teve como tema ‘A escola que as crianças querem’. Na edição, o objetivo foi de possibilitar às crianças a participação na construção dos Cadernos Pedagógicos da rede, bem como fomentar o exercício dos direitos da criança como princípio educativo. Em 2020 e 2021, o projeto não foi realizado devido à pandemia da covid-19.

“Poder participar de uma Plenarinha, já nessa primeira etapa da educação básica, mostra o quanto as instituições de Educação Infantil da rede são espaços privilegiados, pois fazem com que as crianças exerçam a cidadania, oportunizando que elas se expressem, as reconhecendo como sujeitos de direito, potentes e capazes, que podem e devem se expressar sobre os mais diversos assuntos”, complementa a técnica da Coeinf.