Vacinação contra pólio e covid estará disponível nos shoppings neste sábado, 12

Saúde
11/11/2022 13h42

Com o objetivo de intensificar a campanha de vacinação contra poliomielite e covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com os pontos de vacinação instalados nos três shoppings da capital (Riomar, Aracaju Parque e Jardins), neste sábado, dia 12, das 10h às 17h. 

De acordo com a coordenadora de Imunização, Larissa Ribeiro, a vacinação nos shoppings é uma das estratégias adotadas pela SMS para facilitar o acesso de pais e de responsáveis que não conseguem levar as crianças durante a semana para se imunizar.

“A SMS manterá o trabalho de imunização da poliomielite ativa, enquanto houver estoque na rede. Assim, crianças de 1 e menores de 5 anos podem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já as crianças menores de 1 ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP”, explica Larissa. 

Vacinação covid-19

Na fase atual, a campanha de imunização contra a covid-19 contempla as crianças a partir de 3 anos. Porém, o imunizante CoronaVac está em falta, sem previsão de reabastecimento pelo Ministério da Saúde. Desta forma, pais ou responsáveis pelas crianças de 3 e 4 anos devem aguardar o recebimento da CoronaVac. 

Crianças de 5 a 11 anos que receberam primeira dose de Coronavac, devem Pfizer pediátrica na segunda dose. Já adolescentes e adultos acima de 12 anos que tomaram a primeira dose com CoronaVac, preferencialmente na segunda dose utilizar o imunizante Pfizer. Também terão acesso ao serviço todas as pessoas que estejam com alguma dose pendente, incluindo o reforço.

Documentos

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina e um comprovante de residência de Aracaju (que, no caso das crianças, deve ser em nome do adulto responsável).