Prefeitura ampliará assistência a grupos vulneráveis com Creas e Casa Lar no 17 de Março

Obras e Urbanização
16/11/2022 17h01

Tornar acessíveis os serviços públicos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade é mais que o cumprimento de um dever constitucional. Para a atual gestão da Prefeitura de Aracaju, prestar atendimento qualificado para esta população é uma meta que vem sendo cumprida por meio de obras que possibilitam a ampliação dos serviços da assistência social.

Neste sentido, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realiza a construção de um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e uma Casa Lar no bairro 17 de Março.

Os serviços para erguer os dois prédios seguem em ritmo acelerado. No momento, estão sendo executados alvenaria, reboco e as instalações elétricas e hidrossanitárias.

As unidades terão uma área aproximada de 300 m². O Creas contará com recepção, salas de atendimento familiar, de atendimento individual e multiuso e áreas de serviço, vivência e circulação. Já a Casa Lar será equipada com salas de estar, jantar e estudos, cozinha, alojamentos masculino, feminino e de cuidadores e varanda. Em comum, terão depósitos, áreas de vivência e serviço, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, acessibilidade e jardins.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, construir Creas e Casa Lar é uma forma de cuidar da sociedade. “É a prova de que temos uma gestão que trabalha para todas as áreas, seja na saúde, educação, esporte, arte e cultura, e não é diferente com a assistência social. Estamos construindo dois prédios que são importantíssimos no acolhimento de pessoas que tiveram seus direitos violados. Estamos falando de uma população bastante vulnerável em vários aspectos. Então, mostra que estamos voltando o olhar para essa população, para que eles consigam passar pelas dificuldades com o amparo do poder público”, aponta.

Com estes dois equipamentos, será constituído um polo de assistência à comunidade no 17 de Março, que já conta com um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As duas unidades também contemplarão a comunidade que vive no bairro Santa Maria.

Para realizar as obras, a Prefeitura investe R$ 924.791,52 no Creas e R$ 833.687,78 na Casa Lar, fruto de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Creas

O Creas presta atendimento às famílias e acompanhamento a indivíduos que tiveram seus direitos violados, como mulheres, crianças, idosos e outros grupos em situação de vulnerabilidade social. A partir de uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e orientadores sociojurídicos, é feita a escuta qualificada para realizar intervenções socioeconômicas, psicossociais e sociojurídicas.

Os Creas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com funcionamento no horário do almoço.

Casa Lar

Aracaju possui quatro Casas Lares, equipamentos de acolhimento institucional gerenciados pela Secretaria Municipal da Assistência Social, que atendem crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência doméstica e idosos em situação de violação de direitos.

Abrigam-se poucas pessoas e tem o funcionamento de uma casa normal, na qual os cuidadores sociais ofertam alimentação, medicamentos, banho, dentre outras funções. O dia a dia dos moradores de uma Casa Lar conta com trabalhos manuais, ações culturais, recreação, lazer, passeios externos e atividades físicas.