Feiras livres do Agamenon Magalhães e Dom Pedro retornam para antigo local

Serviços Urbanos
17/11/2022 16h37

A partir desta sexta, 18, e do domingo, 20, após a conclusão dos reparos estruturantes, as feiras livres dos conjuntos Agamenon Magalhães e Dom Pedro voltam a acontecer, respectivamente, no canteiro central, localizado entre as avenidas Maranhão e São Paulo, no bairro Santos Dumont.
 
Em vista disso, nesta quinta, 17, equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) participaram de uma grande mobilização para limpeza e higienização do local, assegurando, assim, o máximo de bem-estar aos feirantes e consumidores.

No decorrer da manhã, a movimentação das equipes da empresa ocorreu com a lavagem de toda área, a qual passa a dispor de um piso feito inteiramente em concreto, permitindo maior durabilidade e melhorias para a locomoção, ampliando a sensação de conforto entre os frequentadores.
 
De forma paralela, intervenções para o recolhimento de resíduos, alinhados a serviços de capinação e roçagem mecanizada, também contribuíram no trabalho de preparação do ambiente. No período da tarde, seguindo o esquema montado, a força-tarefa se deu com a montagem das estruturas de tendas e bancas. 

“Desde junho passado, estas duas feiras passaram a acontecer nas proximidades do Parque de Exposições João Cleophas, enquanto os reparos estruturais, realizados pela Prefeitura de Aracaju, em atendimento às solicitações dos próprios feirantes, estavam sendo concluídos. Com esta entrega, não apenas os negociantes, mas a população como um todo passa a usufruir de um espaço muito mais apropriado ao comércio, servindo, nos demais dias, como uma área propícia aos exercícios de caminhada e outras atividades”, evidencia o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, que visitou o espaço durante o período da manhã.  

Além do novo pavimento, o espaço ganhou, também, rampas de acessibilidade, placas de conscientização, bem como mudas ornamentais que contribuem para a harmonização.
 
“Na última semana, todos os 550 comerciantes, de ambas as áreas de comércio ao ar livre, receberam da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) um comunicado por escrito informando-os acerca da retomada das atividades no antigo endereço, conforme estabelecido previamente. É válido ressaltar que a mudança não afeta a feira situada no conjunto Dom Pedro, às quartas, no período da tarde. Sendo assim, por apresentar um porte menor, com aproximadamente 60 bancas, esta permanece no mesmo local, na rua Juiz Mário Almeida Lobão”, detalha Luiz Roberto. 

Retorno comemorado

No novo local, a alegria e satisfação é visível nos olhos de quem reside ou trabalha nas proximidades. A família de José Augusto Santana, por exemplo, não via a hora de ambas as feiras retomarem as atividades no antigo espaço, o qual, agora, segundo José, oferece muito mais comodidade no momento de ir às compras. 

“Parabéns à Prefeitura de Aracaju, pois está tudo uma maravilha. Antes, tínhamos muitos problemas, principalmente na época de chuvas. Agora, com este beneficiamento feito aqui, vai ficar tudo melhor. Minha esposa passava e ficava ansiosa para o retorno”, ressalta o aposentado que mora há 36 anos na rua Nossa Senhora de Fátima. 

Quem também estava entusiasmada com a entrega das obras foi Silvana Alves dos Santos, que acompanhou de perto o trabalho das equipes.

“Eu tenho o hábito de frequentar a feira daqui e digo que ficou ótimo. Além disto, ganhamos uma área que pode ser usada para caminhadas, então gostei bastante”, afirma Silvana. 

Tereza Alves dos Santos observou da varanda da casa a movimentação no entorno dos espaços, já antecipando o retorno da feira que costuma visitar por anos.

“Ficou tudo muito lindo e, agora, bem pertinho de casa. Comparado ao que estava antes, melhorou profundamente”, declara a aposentada.