Prefeitura e BID continuam planejamento de apoio aos comércios da 4ª Etapa da Perimetral Oeste

Agência Aracaju de Notícias
18/11/2022 18h26

Ao longo desta semana, as equipes da Prefeitura de Aracaju que atuam no Trabalho Técnico Social (TTS) realizado com as famílias residentes nos trechos que serão cruzados pela Perimetral Oeste participaram de uma extensa agenda com a consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Carla Sanche, visando a definição de estratégias de apoio aos comércios situados na 4º etapa, no convívio com a obra. O grupo atuou no desdobramento da pesquisa de campo realizada junto aos estabelecimentos comerciais situados nas proximidades da avenida Visconde de Maracaju, no bairro Santos Dumont. 

A partir da análise das informações obtidas através do questionário aplicado, foram definidas ações em quatro eixos. Entre as estratégias de minimização de impactos, está previsto o fortalecimento da comunicação da obra em consonância com o cronograma de intervenção, promovendo sinalização, segurança de pedestres e o acompanhamento das atividades comerciais na região. Foram planejadas, ainda, ações de inclusão produtiva, incremento de renda e fortalecimento econômico das comunidades afetadas, bem como capacitações para comerciantes e empreendedores da região.

De acordo com a técnica de referência da Diretoria de Gestão Social da Habitação da Prefeitura, Alexandra Freire, a agenda durou três dias e foi bastante produtiva, com a presença da consultora do BID, que auxiliou no estudo desses estabelecimentos e na criação de estratégias de minimização de impactos. 

“Fizemos uma avaliação dos dados que levantamos com a pesquisa e um planejamento de ações bastante produtivo, tanto para nós, quanto para quem vai ser beneficiado come essas obras. A gente tem pensado alternativas, aproveitado experiências de outros locais e criado novos caminhos, sempre fortalecendo o respeito àquele ser humano que se encontra ali, no eixo de intervenção da Perimetral”, avalia Alexandra.

O planejamento desenvolvido com o apoio do BID vem, portanto, a incrementar a programação de ações anteriormente definidas para a área, segundo afirma Joane Félix, técnica social da Diagonal, empresa que realiza o trabalho técnico social da Perimetral Oeste sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Aracaju. 

“Esse processo de consultoria com o BID vem sendo muito importante para a execução do trabalho que a gente já vem fazendo na área, mas, agora, a gente tem um plano mais elaborado, mais ajustado para fazer o acompanhamento desses comércios da 4ª etapa da melhor forma possível”, relata Joane.

Para Joselice Nunes, especialista social da Cobrape, empresa supervisora do Programa de Requalificação Urbana da Prefeitura de Aracaju, participar da agenda foi uma experiência enriquecedora. 

“Em um nível de detalhamento maior, a gente teve a oportunidade de se aprofundar sobre todos os aspectos que vão envolver o processo da obra nesse trecho, então, acreditamos que vai dar tudo certo, de modo que não haja prejuízo para os comerciantes da área”, afirma Joselice.