Novembro Azul: usuários de Casa de Passagem participam de palestras sobre saúde do homem

Assistência Social e Cidadania
22/11/2022 18h04

Com o objetivo de promover a conscientização em saúde preventiva, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Assistência Social, promoveu nesta terça-feira, 22, uma tarde de palestras para os usuários da Casa de Passagem Municipal Freitas Brandão. As palestras abordaram temas sobre saúde do homem e, principalmente, o combate e prevenção ao câncer de próstata, em alusão a campanha Novembro Azul.

O evento contou com palestras, sorteios de brindes e coffee break. As palestras foram ministradas pelo médico e gerente do Programa IST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, e pelas enfermeiras da equipe multidisciplinar do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Keila Barros e Aline de Oliveira Ribeiro.   

Para o coordenador da Proteção Social Especial da Assistência Social de Aracaju, Edilberto Filho, o momento é de suma importância no que se refere a conscientização do público acolhido no equipamento.

"O Novembro Azul está no calendário das políticas públicas e o Freitas Brandão, dentro das políticas de assistência em consonância com as de saúde, traz o evento pela segunda edição seguida. Um momento para se pensar a saúde do homem, as melhorias voltadas para as questões de prevenção, principalmente, no tocante ao uso de SPA, as ISTs, que são situações que estão intimamente ligadas ao público que é atendido pelo Freitas Brandão", afirma o coordenador.

De acordo com a coordenadora da Casa de Passagem, Kelly Teles, mais de 90% do público assistido pelo equipamento é composto por homens, além disso as equipes atuam durante todo o ano no sentido de promover orientações, encaminhamentos e acompanhamentos em saúde para todos os acolhidos.

"Dos nossos 70 acolhidos, 68 são homens. Sabemos o quanto é importante trabalharmos essa questão de saúde preventiva e as palestras vêm pra reforçar ainda mais a política que nós ofertamos dentro do abrigo. Todos os dias temos consultas e exames com todos os nossos acolhidos, isso fez com que as demandas de urgência e emergência diminuíssem em mais de 60%. Esse evento é uma culminância de tudo que a gente faz durante o ano e vem reforçar ainda mais, por ser Novembro Azul, o quanto é importante o homem se cuidar, cuidar do corpo e da mente, e o quanto a equipe do Freitas Brandão faz a diferença no sentido de promover orientação, encaminhamento e acompanhamento em todos esses procedimentos", relata Kelly.

Palestras
A enfermeira do Consultório na Rua, Aline de Oliveira Ribeiro, explica que, mais que uma palestra, o momento foi uma oportunidade de trocas e fortalecimento de vínculos entre os acolhidos e a equipe que já atua com o público desde a implantação da Casa de Passagem.

"A gente já tem uma história com o Freitas Brandão desde que ele surgiu no ápice da pandemia, entre abril e maio de 2020. O Novembro Azul remete muito à saúde do homem e, para além da palestra, a gente aposta muito na questão da troca, da troca de saberes, de experiências. Apresentamos um pouco da política nacional de atenção integral à saúde do homem, que existe desde 2009, e adaptamos para a realidade deles, para aquilo que é mais emergente para a saúde deles", explica.

Já o médico e gerente do Programa IST/AIDS, Almir Santana, aproveitou a oportunidade para orientar os usuários sobre saúde sexual.

"É uma roda de conversa sobre a saúde do homem, sobre sexualidade, então passamos alguns cuidados, a questão de câncer de pênis, a higiene, o câncer de próstata, um aspecto geral dos cuidados com a saúde sexual. Muitos deles são sexualmente ativos, então precisamos falar sobre isso", diz.

Usuários satisfeitos
Deibson Wiliam da Silva está na Casa de Passagem Freitas Brandão há seis meses e fala sobre a oportunidade de saber mais sobre a saúde do homem. "Muitas vezes deixamos de nos cuidar por causa das situações que passamos na rua. Esses momentos são muito importantes para sabermos o que está acontecendo, nos conscientizarmos e o Freitas está sempre fazendo isso. Eles estão sempre nos proporcionando o melhor", fala o acolhido.

De Maceió, Mateus Kelvys da Rocha conta que veio a Sergipe a procura de emprego e buscou atendimento no Centro POP. Há quatro meses, foi acolhido na Casa de Passagem. Feliz, ele relata que, com o apoio da equipe da unidade, conseguiu um trabalho em sua área profissional.  

"Vim para Sergipe a procura de emprego e fui muito bem acolhido aqui no Freitas, recebi todo o apoio e incentivo que me levou hoje a conseguir um emprego, inclusive acabei de receber uma proposta para uma vaga de encarregado de padaria. Pra mim, esses momentos são fundamentais, porque nem todo mundo tem conhecimento. Falar de saúde é sempre bom e a equipe do Freitas faz isso diariamente", comentou.