Serviço da Saúde de Aracaju é finalista de premiação do Ministério da Saúde

Saúde
24/11/2022 14h10

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) ofertado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi um dos selecionados para receber o Iº Prêmio de Boas Práticas em Atenção Domiciliar realizado pelo Ministério da Saúde em comemoração aos 11 anos de atuação do Programa Melhor em Casa.

Para participar, cada município precisou enviar um vídeo para representar o serviço e a experiência exitosa do SAD de Aracaju figurou entre os cinco melhores entre as 11 produções finalistas. A cerimônia de premiação acontece no dia 16 de dezembro, em Brasília (DF).

O objetivo da homenagem é reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na desospitalização de pacientes internados, por meio da continuidade do acolhimento humanizado em ambiente domiciliar.

A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SMS, Claudia Pardo, ressalta a importância do reconhecimento. “É um momento de grande honraria que legitima o trabalho essencial desenvolvido pelos profissionais da Saúde de Aracaju e que reafirma o objetivo proposto pelo programa, que é assegurar uma assistência qualificada e cada vez mais humanizada para os pacientes que necessitam do serviço”, ressalta.

Serviço de Atendimento Domiciliar
O SAD é um serviço composto por equipes multidisciplinares, que conta com médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeuta, além de uma equipe multiprofissional de apoio com nutricionista, fonoaudióloga, assistente social, fisioterapeuta e psicóloga para os casos de reabilitação aguda.

Para ter acesso, se o paciente estiver hospitalizado, a unidade hospitalar faz a solicitação. Já para as demandas advindas da rede de atenção primária, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam a solicitação e, em todos os casos, a equipe multidisciplinar realiza visitas aos usuários para avaliação.

Este ano, o serviço contabiliza 714 solicitações, com 334 altas, 73 óbitos e 52 pacientes que continuam em atendimento. Foram registradas 255 recusas por não corresponder aos critérios do programa.

Melhor em Casa

De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Melhor em Casa já propiciou a implementação de Serviços de Atenção Domiciliar (SADs) em mais de 800 municípios, os quais contam, atualmente, com mais de 1,9 mil equipes multiprofissionais de atenção domiciliar e equipes multiprofissionais de apoio.