Prefeito Edvaldo participa da inauguração de dois novos trechos da Orla Sul

Agência Aracaju de Notícias
25/11/2022 20h23

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na noite desta sexta-feira, 25, da inauguração de dois novos trechos da Orla Sul, em Aracaju. Foram entregues à população, pelo governador Belivaldo Chagas, as etapas 2 e 3A, com extensão de 2,8 quilômetros e investimento de R$ 18,5 milhões. Na solenidade, o governo estadual transferiu a administração dos trechos concluídos para a gestão municipal. Iniciativa do governo estadual, a readequação completa da Orla Sul alcançará 17 quilômetros da faixa litorânea da capital, com um investimento total de R$ 85 milhões. Para Edvaldo, a obra é um marco para o desenvolvimento turístico e uma grande contribuição do governo estadual para a cidade.

"Aracaju recebe com muita alegria esta obra tão importante para o turismo de Sergipe. É uma grande iniciativa do governo estadual, que se une a um conjunto de ações que a nossa gestão tem desenvolvido para fortalecer Aracaju como um destino turístico. De modo que ficamos muito felizes com este projeto que, ao final, dotará esta Orla de uma excelente infraestrutura. São quase 20 quilômetros de praia, que passa a contar com ciclovia, área de passeio, quadras de esportes, parque infantil e toda a estrutura para potencializar o nosso turismo", afirmou Edvaldo.

No trecho 02 foram realizados os seguintes serviços: implantação de ciclovias e calçadas; construção de duas quadras de vôlei e uma quadra poliesportiva; construção de três passarelas de concreto e quatro áreas de apoio para piquenique; implantação de equipamentos de ginástica; construção de 17 abrigos para os bares existentes; construção de posto policial; construção de estação para pessoas com deficiência, incluindo banheiros; construção de sanitários com área de apoio para ambulantes; implantação de equipamentos lúdicos; construção de dois postos salva-vidas; construção de arquibancada em concreto; iluminação pública e decorativa.

Já no trecho 3A foram feitos as adequações a seguir: implantação de ciclovias e calçadas; implantação de nove bolsões de estacionamento com 262 vagas; construção de estação para pessoas com deficiência, incluindo banheiros; construção de área de apoio para ambulantes, com sanitários; implantação de três espaços infantis e equipamentos de ginástica; construção de Centro de Informações Turísticas; construção de 1.080 metros de mureta/banco; construção de prédio para feirinha de praia; implantação de rede de esgotos sanitários; implantação de rede de drenagem pluvial; implantação de bicicletário; criação e implantação da Praça da Rede; criação e implantação de estações de descanso coberto.

"Esta é uma obra de grande importância para Aracaju e para Sergipe, um novo cartão postal. Uma das praias mais belas do nosso país tem agora uma excelente infraestrutura, dotada de ciclovias e equipamentos de lazer, para receber bem os sergipanos e os turistas. Esperamos até o dia 20, entregar as etapas que vão até a Praia do Viral. Vai ficar faltando apenas um pequeno trecho que atrasou", afirmou o governador Belivaldo Chagas.

Outras etapas

De acordo com o governo estadual, os trechos 3C, 3D, 3E, 3F e 3G já estão em fase avançada de conclusão, com mais de 90% das obras executadas. Já os trechos 3H e 4 estão em execução os serviços do muro de contenção, da ciclovia e do reservatório de acumulação, restando finalizar o meio fio, a calçada e os próprios reservatório e ciclovia. No trecho 3B, estão sendo feitos muro de contenção, ciclovia, calçada e meio fio, restando executar o restante do meio fio, a ciclovia, a calçada, o reservatório de acumulação e toda a área de estacionamento.

A Orla Sul se inicia a partir da intersecção da avenida Santos Dumont com a rua Deputado Clóvis Rollemberg, no bairro Atalaia, seguindo a faixa litorânea da Rodovia SE-100 (Inácio Barbosa) até o Farol do Mosqueiro, no limite com o município de Itaporanga D'Ajuda, totalizando quatro trechos que somam 17 quilômetros de extensão. O trecho foi entregues pelo governo estadual no ano passado.