Guardas municipais realizam campanha alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Guarda Municipal
29/11/2022 17h00

Em 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi instituída em 2004 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem o objetivo de conscientizar, sensibilizar e aumentar o número de doadores, alertando, assim, para a importância do ato. 

Dessa forma, nesta terça-feira, 25, guardas municipais de Aracaju mantiveram o cronograma previsto pela corporação e participaram de mais uma etapa da campanha de doação de sangue e plaquetas.

De cunho social, a iniciativa da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), reforça o seu caráter cidadão, aproxima ainda mais a corporação da população e auxilia no aumento do estoque de sangue.

O diretor-geral da GMA subinspetor Fernando Mendonça, endossa o papel da instituição em mobilizar seus servidores para ajudar a salvar vidas. "Nesse período, viemos reforçar as doações para o banco de sangue e fidelizar os nossos guardiões, cientes do cunho de responsabilidade social que rege a Guarda Municipal de Aracaju", afirma.

O guardião Esdras Salém, doador desde 2005, avalia a importância dessa atitude para a sociedade. "A doação de sangue, na minha visão, é uma obrigação como cidadão. É um dever meu contribuir para salvar vidas", pondera.

A GMA foi homenageada, na última sexta-feira (25), pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) pela parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). De acordo com a assistente social do Hemose, Adineuza Cardoso, a parceria entre as instituições é de suma importância para a sociedade.

"Com grupos fidelizados, a gente sempre tem uma segurança maior na hora que mais precisamos. Através dessas parcerias, conseguimos ter estoque sempre. Em momentos mais críticos, como na pandemia, pudemos contar com esses parceiros e garantir que as pessoas recebessem o sangue", relata Adineuza.