Saúde de Aracaju realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids

Saúde
01/12/2022 18h00

No Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou ação para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce contra o vírus HIV.

A atividade ocorreu no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira Campos, com orientações e realização de testes rápidos pela equipe do Programa IST/AIDS da SMS. A coordenadora do programa municipal de IST/Aids, hepatites virais, tuberculose e hanseníase, Débora Oliveira falou sobre a relevância do tema.

“Hoje é um dia extremamente importante para alertar sobre prevenção, cuidados e esclarecimentos sobre uma doença muito estigmatizada e precisamos mudar isso. É bom lembrar também que a assistência está disponível para a população durante o ano inteiro”, frisa.

Atendimento
Os testes rápidos podem ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou no Serviço de Atenção Especializada (SAE), no Cemar Siqueira Campos, no qual pacientes com infecção confirmada recebem o tratamento e são acompanhados por uma equipe.

“A Saúde de Aracaju disponibiliza uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, infectologistas, nutricionistas, psicólogos, farmacêutico, que acompanham esse paciente durante o tratamento”, enfatiza Débora Oliveira.

O serviço é porta aberta, ou seja, as pessoas de todo o estado podem acessar e os medicamentos antirretrovirais para o tratamento do HIV são disponibilizados gratuitamente, assim como qualquer outro medicamento que seja necessário para as infecções oportunistas que possam surgir.

Violência contra a mulher
O evento também contou com a participação das equipes das secretarias municipais da Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva); da Assistência Social, com a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres; e da Cidadania e da Defesa Social, através da Patrulha Maria da Penha, que realizaram palestra sobre combate à violência contra a mulher.

21 Dias de Ativismo
De acordo com a responsável técnica do Nupeva, Lidiane Gonçalves, o 1º de dezembro faz parte da Campanha de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres.

“O objetivo é promover o debate e denunciar as várias formas de violência. Além disso, tem crescido o número de mulheres contaminadas pelo vírus HIV no mundo, inclusive como consequência da violência sexual. Não podemos naturalizar essas situações de violências, pelo contrário, precisamos enfrentar, prevenir e garantir o suporte necessário às mulheres, no aspecto da saúde, social, jurídico", disse.

Foram realizadas orientações sobre o tema, enquanto usuários aguardavam para atendimento, da divulgação dos serviços disponíveis e canais de denúncia.