Previne Brasil: Aracaju é 3º lugar no NE em ranking de qualidade da Atenção Primária

Saúde
02/12/2022 08h03

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue avançando na melhoria da qualidade de assistência em saúde da população. Como resultado desse trabalho, o município obteve a terceira melhor posição do Nordeste entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, devido ao desempenho no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que mede a qualidade da Atenção Primária.

De acordo com o órgão ministerial, Aracaju tem como indicador sintético final (ISF) 5,71 e está em 3° lugar - atrás apenas de Maceió/AL, com 7,53; e de Natal/RN, com 6,22 - no ranking entre as cidades do Nordeste que atingiram os melhores indicadores no segundo quadrimestre de 2022.

“Para obter uma avaliação real do resultado de qualquer indicador, nós só podemos comparar as cidades com o mesmo porte, e Aracaju tem mais de 500 mil habitantes, por isso, foi comparada com outras cidades com a mesma proporção, e foi classificada em terceiro lugar. Esse destaque é um incentivo muito importante para a gestão e para todos os profissionais que trabalham nas equipes de saúde da família. As parcerias da Atenção Primária com outros setores, a informatização de prontuários e procedimentos, contribuíram para o resultado que alcançamos”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Ranking do Nordeste
1º Maceió (AL) - 7,53; 2º Natal (RN) - 6,22; 3º Aracaju (SE)  - 5,71; 4º Fortaleza (CE)  - 5,62; 5º São Luís (MA) - 5,56; 6º Teresina (PI) - 4,8; 7º Jaboatão dos Guararapes (PE) - 4,56; 8º Recife (PE) - 4,5; 9º Salvador (BA) - 4,48; 10º Feira de Santana (BA) - 3,78; e 11º João Pessoa (PB) - 2,6.

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, Aracaju quando começou este processo tinha nota 4. Neste quadrimestre, subiu para 5,71, ficando na frente de Salvador, Fortaleza e Recife no ranking do desempenho das metas da Atenção Primária.

“Essa nota de desempenho do Previne Brasil é muito importante para o município, pois reforça que estamos trabalhando no caminho certo e melhorando a cada semestre. As equipes de saúde da família se empenharam para atingir os indicadores com 90% de cobertura de saúde em Aracaju, e 100% de cobertura de Saúde Bucal, com a garantia de uma equipe em cada Unidade Básica de Saúde localizada em áreas vulneráveis, o que ajudou bastante na avaliação odontológica. Outra estratégia foram as reuniões com os gerentes que administram as Unidades, qualificando ainda mais o trabalho de todos os profissionais. Isso tudo, fez a diferença para aumentar o indicador”, enfatiza.

Previne Brasil
O Programa Previne Brasil traz um novo modelo para o financiamento da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele foi criado por meio da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Esse modelo de financiamento é calculado com base no número de pessoas cadastradas, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Indicadores do Previne Brasil
Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza e tipo b e Poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.