Este ano, Vigilância Sanitária e Ambiental já realizou mais de 6 mil inspeções

Saúde
06/12/2022 15h30

Em 2022, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Rede de Vigilância Sanitária e Ambiental (Revisa), até o momento, já realizou 6.039 inspeções a estabelecimentos comerciais e diversas instituições, a exemplo de saúde, alimentos, farmácias, escolas públicas e particulares. Dessas visitas, 232 foram oriundas de denúncias e 43 processos sanitários foram aplicados. Isso representa uma 

Segundo a coordenadora da Revisa, Denilda Caldas, a realização desse trabalho, integrado com outras secretarias da Prefeitura de Aracaju, é essencial para garantir a abrangência da saúde pública em todos os aspectos sociais. “Nosso objetivo é oferecer uma saúde de qualidade em todos os aspectos, principalmente nas questões sanitárias, evitando assim surtos ou problemas maiores”, explica.

A Revisa integra a diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS) e é composta pelas gerências de: Saúde; Interesse à Saúde; Alimentos; Qualidade da Água; Alimentos e Serviços Veterinários; Medicamentos e Produtos para a Saúde; e Vigilância em Saúde Ambiental; além da Assessoria de Ações Estratégicas e do Núcleo de Projetos e Arquitetura.

Ações
Durante os grandes eventos realizados pela Prefeitura, a equipe da Revisa participa com o objetivo de fiscalizar e garantir a segurança dos alimentos e bebidas comercializados durante o Carnaval, Forró-Caju e Pré-Caju 2022.

“Durante as festas, os fiscais visitam os espaços de comercialização verificando as boas condições de armazenamento, preparo e manipulação, além disso, os comerciantes também devem apresentar o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de alimento. Com isso, alertamos aos organizadores de festas com comercialização de alimentos para o público, que eles devem apresentar o projeto arquitetônico do evento com antecedência de 30 a 60 dias a Vigilância Sanitária de Aracaju, por meio do portal AjuInteligente, para que nossa equipe possa fazer as orientações necessárias e a inspeção antes do evento”, enfatiza.

Qualidade da água
Nossa equipe também coleta amostras de água diariamente em pontos onde existe concentração de pessoas, como escolas, hospitais, clínicas e outros estabelecimentos, visando o monitoramento, prevenção e reduzindo os riscos de contaminação.

“Com inspeções semanais, em pontos estratégicos da capital, a equipe coleta e envia para análise amostras para verificação da qualidade da água fornecida na cidade. Até agora foram coletadas 457 amostras, as quais foram enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), onde são feitas análises da parte físico-química e da parte microbiológica, que podem detectar bactérias nas amostras”, relata. 

Denúncia
A Vigilância Sanitária quando fiscaliza as adequações necessárias determina um prazo de retorno. Se as medidas forem descumpridas pelos estabelecimentos da capital, denúncias podem ser realizadas junto à Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone 0800 729 3534, digitando a opção 2.

“Quando os pontos descumpridos são de rápida solução, damos um prazo breve para adequação e notificamos o estabelecimento. Em casos mais graves de descumprimento das legislações vigentes, podemos até interditar o local. Fazendo uma análise da equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental, traçamos estratégias de trabalho e estamos conseguindo executar as demandas”, reforça.