Equipe do Criança Feliz recebe visita do secretário nacional de Atenção à Primeira Infância

Assistência Social e Cidadania
06/12/2022 16h50

A equipe do Programa Criança Feliz (PCF), gerenciado na capital pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, recebeu na manhã desta terça-feira, 6, a visita do secretário nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, José Carlos de Oliveira, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, no bairro Santa Maria.

O secretário nacional e técnicas do Ministério da Cidadania e da Coordenadoria Estadual do Programa Criança Feliz, realizaram visita in loco com o intuito de acompanhar a execução do programa na capital. No Cras Santa Maria, eles foram recepcionados pela secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, e pela equipe técnica do PCF.

"Para nós é uma oportunidade única estarmos recebendo o secretário nacional onde a gente executa o PCF, no bairro Santa Maria. O secretário expressou a vontade de vir visitar o Cras, o que pra nós pra é bastante positivo, até porque a gente consegue ter esse contato, apresentar as nossas necessidades, principalmente de ampliar o serviço. Hoje atendemos 100 crianças e precisamos ampliar, tanto para outros bairros, quanto para um maior número de crianças, destacou Simone.

De acordo com a secretária da Assistência Social, a equipe municipal apresentou o trabalho de campo, de supervisão e de coordenação e como é feita a abordagem a essas famílias. "O secretário esboçou estar muito satisfeito com o trabalho da equipe e está levando as demandas a Brasília para que possamos, em um futuro breve, estar ampliando esse serviço em Aracaju", destacou a gestora.

Os representantes do Ministério da Cidadania estão em Sergipe para participar da "Capacitação do Programa Criança Feliz: Guia para Visita Domiciliar e Cuidados para o Desenvolvimento da Criança", junto à Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias).

Para o secretário nacional, a visita objetivou, sobretudo, treinar os supervisores municipais. "Aproveitamos para fazer essa visita aqui no Cras, porque sabemos o quanto é importante entender a realidade dos territórios e nós só vamos entender essa realidade se conhecermos o trabalho que é realizado na ponta da linha", frisou.

"Foi de muita importância a excelência apresentada pela equipe técnica de Aracaju, o carinho com que fomos recebidos e esse é o nosso papel, fazer essa interligação e entender melhor como funciona o Criança Feliz hoje em Sergipe. Por isso estamos aqui para prestigiar o trabalho no território sergipano", explica José Carlos de Oliveira.

Coordenadora-geral de formação e disseminação da informação da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, Cleidionice Gonçalves ressaltou que a equipe de Aracaju, que aderiu ao Programa Criança Feliz já há alguns anos, "tem realizado um trabalho de destaque".

"O estado de Sergipe tem um destaque nacional, pois a primeira visita foi realizada nesse estado. É um grande prazer pra gente estar conhecendo a comunidade do bairro Santa Maria, o Cras, a equipe, estreitando laços e esclarecendo algumas dúvidas, para incentivar cada vez mais o trabalho que eles realizam nessa comunidade. Um momento muito significativo, pois mostra o quanto é importante que a gestão nacional tenha essa oportunidade de ouvir os municípios", afirma Cleidionice. 

A secretária adjunta da Assistência Social de Aracaju, Selma França, também acompanhou a visita ao lado das visitadoras e supervisora do PCF, além da Coordenadoria de Programas e Benefícios Eventuais.

"Essa visita do secretário só veio somar, uma oportunidade de pleitearmos para que possamos aumentar a nossa meta de crianças que participam no programa e mostrar para ele como é feito o nosso trabalho, a seriedade da nossa equipe, como a gente encara e como a população recebe esse método que a gente vem trabalhando com o PCF. Espero que com a visita do secretário nossos laços tenham sido estreitados e que ele nos traga coisas boas, pois precisamos ampliar o serviço, devido à nossa demanda, assistimos 100 crianças e sabemos que esse número poderia ser maior", diz.

Criança Feliz
Atualmente, 100 famílias residentes no bairro Santa Maria são acompanhadas pela administração municipal por meio do Programa Criança Feliz (PCF) no Cras Santa Maria. O PCF, criado pelo Governo Federal em 2016, e aderido pela atual gestão no ano de 2018, tem como objetivo promover o desenvolvimento humano por meio de apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, atendendo crianças de zero a seis anos de idade.