Prefeitura elabora curso de capacitação e formação de Nupdecs a nível nacional

Agência Aracaju de Notícias
16/12/2022 18h06

Nesta sexta-feira, 16, membros da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) estiveram reunidos para discutir as estratégias que serão adotadas para o aperfeiçoamento dos agentes de proteção em Defesa Civil, e também da população, para a formação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) a nível nacional, por meio do desenvolvimento de um curso capacitivo. O encontro foi promovido pela Defesa Civil Nacional com representantes do Banco de Boas Práticas em Nupdecs.

Durante a reunião, foram apresentadas as propostas de elaboração de um conteúdo que será disponibilizado de forma online, por meio de videoaulas (com duração de até oito minutos), além da oferta de livros digitais (e-books), com conteúdo que abrangerá as análises de especialistas locais e as experiências vividas em cada uma dessas localidades. O intuito é tornar ainda maior a presença e a capacidade de atendimento dos Nupdecs, tendo em vista que a capital sergipana é uma referência nacional reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no assunto.

“Nós fomos convidados a participar desta reunião, porque a Defesa Civil de Aracaju tem, dentro do banco de boas práticas da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil uma atividade que é: como formar Nupdecs. Então, hoje, nós passamos aqui quais são as nossas experiências, o que acreditamos ser pontos de vulnerabilidade que podem ser encontrados durante a formação, para que esse curso, que será utilizado no Brasil inteiro, saia o mais otimizado possível, com o engajamento das pessoas que residem em áreas de risco”, destacou o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

Neste primeiro momento, esteve em discussão o planejamento deste conteúdo que será ofertado, enquanto a próxima etapa deve tratar da produção dos roteiros, tanto do e-book, quanto das videoaulas. Em seguida, esse conteúdo poderá ser apresentado e disponibilizado nas comunidades de diversos municípios, o que deve acontecer no decorrer do ano de 2023.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, esses núcleos funcionam de forma que dão empoderamento para as pessoas que residem nas localidades de risco, por isso, a parceria entre o poder público e sociedade civil se torna imprescindível para que sejam alcançados os resultados esperados.

“A importância desses Núcleos é ser a voz da Defesa Civil nas comunidades, permitindo que a gente realize diversas atividades de maneira mais confiável, como o mapeamento e monitoramento de áreas de risco, assim como poder dar empoderamento para as pessoas que residem na localidade, de maneira que a parceria entre o poder público e a sociedade promovam, juntos, uma cidade mais resiliente e integrada”, pontuou Robson.