Defesa Civil monitora a cidade durante a chuva desta sexta-feira, 23

Defesa Civil
23/12/2022 16h10

Na tarde desta sexta-feira, 23, Aracaju registrou pancadas de chuva de intensidade moderada com maior concentração no bairro Ponto Novo, com acumulado de 16 milímetros. Para manter a cidade segura e resiliente, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), segue monitorando principalmente as áreas de risco.

De acordo com o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a precipitação ocorreu em um curto espaço de tempo, sem registro de ocorrência através do número emergencial 199.

"Essas pancadas de chuva duram entre 5 e 10 minutos e são chuvas de intensidade moderada e moderada a forte. Elas tendem a provocar alguns pontos isolados de alagamento, porém, como são pancadas de chuva rápidas, após cessadas, esses pontos são drenados, dessa forma, sendo retomada a normalidade", assegura o coordenador.

Robson Rabelo destaca ainda que a perspectiva é de que as chuvas perdurem no período da tarde, podendo se estender até a noite. "No entanto, a previsão para o final de semana é de que, se houver chuvas, elas serão de intensidade fraca a moderada e de forma isolada, sem ocasionar danos ou anormalidades na cidade.

Com constante monitoramento de informações meteorológicas e equipes em atenção para as necessidades que possam surgir, o coordenador da Defesa Civil ressalta que alguns cuidados a serem adotados pela população, de forma preventiva.

"A população deve evitar transitar em ruas nas quais não se possa visualizar o chão, em ocasiões de pancadas de chuva mais intensas. Dessa forma, será possível evitar acidentes. Esses pontos de alagamento tendem a cessar de forma rápida. Então, a orientação é procurar uma via alternativa ou aguardar até que a drenagem daquele ponto consiga dar escoamento", aconselha.

A equipe de gerenciamento de crises da prefeitura segue de sobreaviso, pronta para atender a quaisquer ocorrências que possam surgir em decorrência das chuvas.

Serviço emergencial

Em casos de urgência, a população deve entrar em contato através do número 199, disponível 24h em todos os dias da semana. A chamada é gratuita.

Além disso, a Defesa Civil disponibilizou à população o serviço de alerta de chuvas por meio de mensagem de texto via SMS. Para realizar o cadastro é necessário enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço também é gratuito e dá a possibilidade de cadastrar mais de um CEP por pessoa.