Réveillon 2023: tudo pronto para a festa da virada na Orla da Atalaia

Agência Aracaju de Notícias
30/12/2022 16h00

Está tudo pronto para o Réveillon 2023, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, na Orla de Atalaia, para celebrar a chegada do Ano Novo. Todo o esquema de trânsito já está montado, assim como o estrutural, de serviços e de segurança. 
 
Além da participação efetiva dos serviços dos órgãos municipais, como as Secretarias Municipais da Defesa Civil e da Cidadania (Semdec), da Saúde (SMS), da Assistência Social (Semfaz), da Comunicação (Secom), e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o evento também conta com apoio dos órgãos estaduais da Polícia Civil (PC) e Militar (PM), além do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. 
 
“Eu tenho certeza que será uma grande festa e pedimos muito a colaboração da sociedade para fazermos um réveillon de paz, alegria, celebração, sem tumulto para que tudo ocorra dentro da normalidade e as pessoas possam aproveitar o melhor da festa. Essa é uma grande iniciativa da Prefeitura de Aracaju e a gente tem certeza que vai dar tudo certo”, ressalta o coordenador do Réveillon 2023 e presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos de Aracaju (Emsurb), Luiz Roberto. 
 
As equipes atuarão desde as primeiras horas deste sábado, 31. A SMTT mobilizará 40 agentes de trânsito e 10 motocicletas para a realização de bloqueios em trechos da avenida Santos Dumont a partir das 15h, e nas ruas adjacentes, de modo a garantir mobilidade a todos os espectadores, bem como para orientação do público. Também foi planejado um esquema para o funcionamento do transporte público coletivo, com a abertura do Terminal da Atalaia a partir das 2h, com 15 linhas especiais; além de dois pontos de táxi. 
 
“Os agentes estão atuando em pontos estratégicos, em bloqueios e com orientação à população. Além dos agentes com motos, dando agilidade para atender alguma ocorrência, como algum sinistro ou qualquer demanda da população, específico para quem for para a festa usando veículo particular”, explica o superintendente da SMTT, Renato Telles. 
 
Na avenida Santos Dumont, o primeiro bloqueio ocorre do acesso ao retorno na Praia da Cinelândia, até o acesso ao retorno da Passarela do Caranguejo, a partir das 15h. O segundo bloqueio ocorrerá a partir das 18h, do acesso de retorno do Grupo de Busca e Salvamento do CBMSE, até a região dos Arcos da Orla. Será proibido o estacionamento de veículos na avenida e na rua Clóvis Rollemberg.
 
Estrutura e segurança
A parte estrutural, composta de dois palcos, dois camarotes (um central e o da acessibilidade), camarins, posto médico e de comando, e área reservada ao Corpo de Bombeiros e para queima de fogos, também já está pronta. 
 
A Semdec garantiu que a área específica para os fogos de artifício esteja situada a uma distância de 171 metros do público, com isolamento em placa galvanizada. Bem como a segurança do local, que conta com a atuação da Guarda Municipal e demais órgãos do governo do Estado, a fim de evitar aglomerações do público no local. Durante o show pirotécnico, quatro bombeiros civis estarão de prontidão no local. 
 
“É um trabalho que integra a Prefeitura e o Governo do Estado, e também contaremos com vigilância privada, para que possamos realizar um evento com total segurança. Acionamos a PM, PC e CBMSE, para que possam atuar dentro de cada área específica, fazendo um trabalho de segurança conjunto. A Guarda Municipal também estará presente, principalmente na área de palco, onde se concentra o maior número de pessoas. Contratamos vigilância desarmada para fazer parte da segurança tanto dos palcos, camarins, como também do camarote de acessibilidade e viaturas de emergência que vão entrar e sair do evento”, reforça o secretário.
 
Já a segurança da festa será feita por 200 guardas municipais, espalhados em pontos fixos e itinerantes, em locais estratégicos. "Na parte do evento em si, vamos utilizar a nossa base móvel devido ao monitoramento com cinco câmeras de alta resolução que ela vai monitorar toda a área do evento e desta forma poderemos nos comunicar com os guardiões que estarão nas patrulhas, tanto na parte da areia como também nos elevados, para que possamos lidar com essas ações com maior eficiência”, salienta o subinspetor da Guarda Municipal, Fernando Mendonça. 
 
A assistência à saúde será feita através de um posto montado na Orla da Atalaia e que contará com nove leitos de estabilização e seis poltronas para medicação rápida. O local funciona das 19h do dia 31 às 7h do dia 1º. Estarão disponíveis médicos,  enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais. Também haverá suporte do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), com duas ambulâncias disponíveis, sendo uma de suporte básico e outra de avançado. 
 
"Nós estaremos preparados para atender a sociedade, porque entendemos que este é um evento familiar, e que está sendo esperado há dois anos", reforça a secretária municipal da Saúde, Waneska Barbosa. 
 
Com todos os detalhes já ajustados, a festa será iniciada às 21h, com cantor de arrocha sergipano, Rafinha o Big Love. Em seguida, às 22h30, sobe ao palco o cantor de pop nacional, Jão, que promete arrastar uma multidão jovem. 
 
Para celebrar a chegada do ano novo, a população irá apreciar a beleza do show pirotécnico, à meia-noite e, a partir de 00h20, os aracajuanos poderão dançar e curtir o samba de Diogo Nogueira, seguido pelo cantor Ninha da Bahia, que encerra a programação com muito axé a partir das 2h.