Réveillon 2023: Defesa Civil de Aracaju acompanha montagem das estruturas

Defesa Social e Cidadania
29/12/2022 10h52

Para garantir a segurança estrutural do Réveillon 2023, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), acompanha a montagem das estruturas, desde a chegada dos primeiros materiais.

O evento, realizado pela Prefeitura de Aracaju, conta com dois palcos, camarote, camarins, camarote da acessibilidade, posto médico, posto de comando, área reservada à queima de fogos e área reservada às viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).

A participação da Defesa Civil ocorre desde o recolhimento do projeto e das documentações necessárias, com os respectivos Termos de Responsabilidade Técnica (ARTs) assinadas pelos engenheiros responsáveis, além da verificação da qualidade dos materiais e acompanhamento da montagem, conforme o cronograma estabelecido.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que todas as medidas de segurança estão sendo seguidas para garantir uma festa tranquila ao público, aos artistas e a toda a equipe que atuará durante os shows da virada do ano.

"Nossas equipes vêm acompanhando a montagem desde o dia 16 de dezembro, quando foi incida. Nesse processo, observamos se o projeto e o cronograma estabelecidos vêm sendo cumpridos, verificamos a qualidade dos materiais e acompanhamos a execução dos critérios pertinentes à segurança e estabilidade dessas estruturas", explica o tenente-coronel.

O secretário frisa que entre os aspectos aos quais há atenção durante o evento está a capacidade de público das estruturas. "As estruturas elevadas são submetidas a teste de carga e há limite de público estabelecido conforme a capacidade de cada espaço", pontuou.

Em virtude da incidência de ventos na região, também há reforço do estaiamento da estrutura. "De forma antecipada, fazemos um trabalho de contenção, contraventamento, e faremos esse monitoramento, no dia, para que não tenhamos excesso de público em nenhuma estrutura montada", destaca o secretário da Defesa Social e da Cidadania.