Réveillon 2023: Emsurb demarca espaços destinados ao comércio ambulante

Serviços Urbanos
29/12/2022 17h00

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou, nesta quinta-feira, 29, a demarcação dos espaços onde serão alocados os 331 vendedores autorizados a comercializar produtos durante o Réveillon 2023, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju na Orla da Atalaia.

De acordo com a diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo, os pontos fixos de venda foram distribuídos na região da Praia da Cinelândia ao longo do estacionamento, calçadão e faixa de areia, de modo que a montagem das estruturas não prejudiquem a circulação do público, bem como a visibilidade do palco.

“Os vendedores do segmento de diversos, drinks e isopor estarão na parte interna e entorno do estacionamento, respectivamente. Os veículos tipo towner e food trucks serão instalados em um local reservado no trecho do calçadão que fica voltado para a avenida Santos Dumont”, detalhou Bira.

Já os equipamentos das barracas de capeta e os seis bares serão alocados pela equipe de fiscalização na faixa de areia, na sexta-feira, 30, a partir das 18h. “A ocupação dos espaços para a disposição das mercadorias poderá ser efetuada pelos ambulantes no dia 31, a partir das 7h”, informou o diretor ao reforçar a obrigatoriedade do crachá de identificação ofertado pela empresa municipal.

“As credenciais continuam sendo entregues na sede da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento, no Parque da Sementeira, até amanhã [30] às 12h, em conformidade com o Decreto Municipal nº 6.965/2022, que estabelece o funcionamento, em caráter excepcional, dos órgãos que compõem a Prefeitura de Aracaju”, reiterou Bira Rabelo.

Para receber o documento, os contemplados precisam apresentar RG e certificado válido do Curso de Manipulação de Alimentos, este último exigido apenas para o comércio de produtos comestíveis. 

Fiscalização
Para garantir o ordenamento dos espaços públicos durante a festividade, a Emsurb contará com a atuação de fiscais nos dias 30 e 31, a partir das 8h, os quais estarão orientando os ambulantes e também as famílias que mantêm a tradição de se reunir em tendas ou barracas na praia. 

“Assim, as famílias que quiserem levar cadeiras, mesas, comidas etc, só poderão colocá-los na faixa de areia situada após a passarela da Cinelândia sentido Arcos. A intenção é simplificar o acesso e proporcionar o máximo de conforto tanto para quem vai comercializar, quanto para quem vai prestigiar essa festa que celebra a chegada do novo ano”, concluiu.