Alunos da educação especial participam de oficina na Emef Dom Vicente Távora

Educação
06/01/2023 16h47

Trabalhando na perspectiva de uma educação inclusiva e que favoreça o pleno desenvolvimento dos alunos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem investido em diversos recursos para tornar o ambiente escolar cada vez mais acolhedor e eficaz. Neste sentido, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, no bairro Industrial, promoveu, nesta sexta-feira, 6, a culminância do projeto 'Pintando o Sete na Educação Especial Inclusiva'.

O projeto abrange cerca de 20 alunos público-alvo da Sala de Recursos Multifuncionais da Emef e foi promovido pelas professoras da modalidade. Desde o mês de agosto do ano passado foram desenvolvidas atividades pedagógicas através de dobradura, pintura, modelagem, desenhos. Aos alunos, também foram apresentados pintores brasileiros e suas obras, como Romero de Brito e Gustavo Rosa, tudo para estimular a capacidade cognitiva e autorregulação dos estudantes.

Uma das professoras responsáveis pelo Pintando o Sete, a psicopedagoga Simone Franca explica que as atividades realizadas incentivam as crianças a criar, imaginar e socializar. "Muitos dos nossos alunos da Sala de Recursos ainda não têm as capacidades socioemocionais desenvolvidas. Eu acredito que, desde que começamos, até agora, houve um grande avanço na questão da imaginação, concentração, autonomia e interação com o outro. Eles gostam muito de desenhar, de trazer para sala de aula aquilo que vivem no cotidiano", detalha.

A coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Carla Novaes, afirma que projetos como esse são comuns no dia a dia escolar da Sala de Recursos, com planejamento pedagógico específico para a necessidade de cada criança. "Utilizamos artes, jogos, dinâmicas, brincadeiras, e também incentivamos a inclusão deles em sala de aula para que todos sintam-se respeitados e acolhidos. O retorno das famílias pelo nosso trabalho tem sido positivo, elogiam bastante o trabalho das professoras e o cuidado delas com seus filhos", explana.

A oficina foi ministrada pelo técnico da Coordenadoria de Arte-Educação (Coarte/Semed), Milton Coelho. Como artista plástico, ele diz que foi uma experiência maravilhosa participar da conclusão deste projeto e que todos os envolvidos estão de parabéns.

"Nossa ideia é que os alunos produzissem uma paisagem e uma representação de um rosto humano. Reduzimos a oficina ao básico das técnicas, conceitos e formas geométricas, utilizando recursos teatrais, fazendo com que se desenvolvam e trabalhem a autonomia. Estou apaixonado e vou ter que dar nota dez a todo mundo", brinca Milton.

Sala de Recursos
Além de equipar as Salas de Recursos Multifuncionais com materiais pedagógicos, a Prefeitura de Aracaju investe na formação de professores, técnicos e cuidadores. A Coordenadoria de Educação Especial (Coesp) realiza, por exemplo, durante todo o ano letivo, ciclos de palestras abordando temas como autismo, inclusão do estudante com altas habilidades, tecnologias digitais da informação e comunicação para educação especial, entre outros.