Prefeitura realizou 1,3 mil ações contra acidentes com animais sinantrópicos em 2022

Saúde
17/01/2023 14h00

Durante o ano de 2022, para orientar e prevenir como evitar acidentes com animais sinantrópicos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou 1.386 ações, sendo 429 atendimentos, 300 ações do projeto Praça Limpa, 288 de dedetização, 168 de desratização, 167 bloqueios de transmissão de dengue, 18 palestras nas Unidades de Saúde e 16 bloqueios por leptospirose.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) durante todo o ano atua com o trabalho preventivo, orientando a população sobre como evitar o aparecimento desses animais. Os animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. Supervisor de endemias do CCZ, José Bonfim Oliveira explica que, dentre estes, existem os que podem transmitir doenças ou causar agravos à saúde do homem ou de outros animais, como os escorpiões, baratas, carrapatos, ratos, pulgas e outros.

“As ações realizadas pelos agentes se fundamentam no trabalho educativo, orientando a população sobre como realizar manejo ambiental adequado com maior frequência com relação aos escorpiões, principalmente nos bairros onde há maior número de notificações. Os bairros com maiores índices de notificação decorrentes de acidentes por picadas de escorpiões no ano passado foram Bugio, Industrial, Santos Dumont e Santa Maria", afirma.
 
José Bonfim ressalta que muitos destes acidentes foram registrados em situações rotineiras, como ao manusear uma gaveta, caixas, no uso de calçados ou até mesmo ao trocar de roupas. "É importante que as pessoas se atentem a essas situações e verifiquem essas peças antes de utilizá-las", orienta. 

Escorpião 
Dos 429 atendimentos realizados no ano passado, 166 foram por escorpião - maior índice de notificação -, um animal peçonhento que não se alimenta de sangue humano, o que torna a sua picada uma forma de defesa. Manter sempre ambientes limpos e organizados, incluindo ralos e bueiros, evitar madeiras e entulhos amontoados nos quintais ajudam a evitar a propagação desse e de outros animais peçonhentos. 

“Nesse trabalho preventivo, sempre buscamos estimular a participação da população para evitar o acúmulo de lixo, entulhos, manter a casa, terrenos e quintais sempre limpos. Outra orientação importante é colocar telas em ralos e bueiros, pois elas ajudam a afastar não apenas o escorpião, mas outros animais peçonhentos e evitar outras doença”, enfatiza.

Atendimento na Rede de Urgência 
Nos casos de picada por escorpião, a orientação é que a pessoa busque atendimento na rede de urgência nos Hospitais Municipais Fernando Franco e Nestor Piva. A Secretaria da Saúde orienta a população para que, sempre que possível, capturar o escorpião de forma segura e o colocá-lo em um frasco.
 
Esse animal capturado será encaminhado para análise no CCZ, para que possa ser feito o monitoramento das espécies que surgem nessas ocorrências. As pessoas residentes em Aracaju que identificarem a presença de escorpiões ou a propagação de outros animais peçonhentos podem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (79) 3179-3528.