Prefeitura celebra Dia Internacional da Educação com avanços na alfabetização

Educação
24/01/2023 10h24

Nesta terça-feira, 24 de janeiro, data dedicada ao reconhecimento do papel universal da educação, a Prefeitura de Aracaju celebra o trabalho que tem sido realizado na área para a população. Mesmo após os grandes desafios que surgiram como consequência do período de isolamento nos dois primeiros anos de pandemia, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) vem conquistando resultados positivos.

Uma das principais conquistas diz respeito à alfabetização entre os alunos da rede municipal de ensino. Após a fase de aulas remotas, foi constatado uma dificuldade significativa em relação à leitura e escrita, principalmente, daquelas crianças que passaram da educação infantil ao ensino fundamental neste período.
 
Junto à Prova de Fluência Leitora, outras estratégias, a exemplo do material do Programa Educaju, Avaliações Diagnósticas, programa de Tutoria Pedagógica e o reforço escolar durante as férias, foram postas em prática para minimizar o problema.

A partir das ações da Semed na rede, 2.329 alunos do 1° ao 5° ano que não conseguiam sequer identificar sílabas, os considerados “não leitores”, deixaram a condição e passaram a dominar a habilidade da palavra escrita. Já outros 1.986 alunos que se encontravam na fase inicial do processo de domínio da leitura, finalizaram o ano letivo de 2022 como leitores de textos.

Alfabetização como base
Como técnica da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), Aline Ávila explica que alfabetizar uma criança vai muito além de ensinar a ler e a escrever, é oferecer a possibilidade de conquista de igualdade de direito e oportunidades. Segundo ela, se as crianças não forem bem ensinadas a ler, a escrever, a interpretar, todo o processo de escolarização adiante delas ficará comprometido.

"Hoje, estamos com a política de avaliação da leitura para diagnosticar o nível em que se encontra cada criança, definir procedimentos para mediar a ação pedagógica e ajudá-la a progredir. Focamos na aprendizagem e letramento em sua base, para que o processo de escolarização delas não fique comprometido e possam avançar sem maiores problemas no futuro, seguindo em frente com mais segurança. Além de frequentar a escola, que é a garantia do direito à educação, precisamos dar uma garantia de qualidade no aprendizado, e é o que estamos fazendo", afirma Aline.

Outro segmento que a Educação de Aracaju vem fortalecendo e apoiando ao longo dos últimos anos é a aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Coordenadora da modalidade na Semed, Fátima Oliveira explica que, para muitos jovens, adultos ou idosos que estão frequentando a escola, a alfabetização é a realização de um sonho, de um desejo de escrever e reescrever a própria história, superando o analfabetismo.

"Alfabetização é vida e recomeço. Vemos como uma necessidade de inclusão social do cidadão adulto ao mundo letrado, que por motivos diversos não teve a oportunidade da escolarização na idade certa. Além disso, o estudante passa a ser mais atuante no processo social, criando autonomia e confiança para executar as tarefas mais simples do dia a dia, como pegar um ônibus, utilizar as mídias sociais, entrar em um site para marcar consulta, fazer movimentações bancárias. A partir da educação, abrimos caminhos e oportunidades de capacitação ao mercado de trabalho", explica Fátima.