Roda de Conversa aborda direitos da pessoa idosa com comunidade da Perimetral Oeste

Agência Aracaju de Notícias
25/01/2023 18h06

Em mais uma atividade voltada para a conscientização sobre a promoção de direitos, realizada para as famílias residentes nas áreas que serão cruzadas pela avenida Perimetral Oeste, a comunidade do bairro Soledade participou, na tarde desta quarta-feira, 24, de uma roda de conversa sobre os Direitos da Pessoa Idosa. 

O encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Carlos Hardman Cortês, com a participação de dezenas de moradores da região, e foi facilitada pelo presidente do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção ao Idoso (CediPi), Manuel Durval Andrade Neto, a convite da equipe social da Perimetral Oeste e da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semfas). Durante a tarde, as famílias que estão sendo reassentadas também puderam ter acesso ao Plantão Social e à assinatura do recibo do bônus-moradia.

Coordenadora do CRAS do Soledade, Betânia Cardoso de Andrade, considerou o tema e sua abordagem muito apropriados para a comunidade. 

“Foi uma palestra muito bem apresentada pelo presidente do Conselho, e que trouxe muito conhecimento para o idoso aqui na comunidade da Soledade. A equipe da Perimetral Oeste está de parabéns pela iniciativa de realizar essa atividade”, destaca Betânia.

Segundo a assistente social e técnica de referência da Diagonal Social no Escritório de Atendimento a Comunidade, Ayara Wanderley, outras atividades já estão planejadas para a comunidade. 

“É sempre importante trazermos informações para essas famílias sobre os seus direitos, e também construir o conhecimento junto com elas. O próximo encontro será no CRAS do Lamarão, uma roda de conversa que trará como tema a Violência Contra a Mulher, na abordagem da advogada e ativista do Instituto Ressurgir, Valdilene Martins”, frisa Ayara. 

À frente da roda de conversa, Manuel Durval destacou a vastidão de assuntos abordos. 

“Falamos sobre os direitos daqueles que envelhecem, sobre violência contra a pessoa idosa, sobre o dever de qualquer cidadão de tratar o outro com respeito e amor, falamos sobre o processo educacional, sobre a vida e sobre a oportunidade das cidades se desenvolverem abrindo novos espaços, que é o caso da Perimetral Oeste, que está surgindo na cidade de Aracaju. Eu quero agradecer a oportunidade de ter estado aqui e a receptividade das pessoas, que me ouviram com atenção. Estou sempre à disposição para contribuir, seja como presidente do Conselho ou simplesmente como um ser humano que é apaixonado pela política do idoso”, afirma Manuel Durval. 

A moradora Maria José Batista, da primeira etapa da Perimetral, avaliou como super interessante o encontro desta quarta.

 “Aprendi muitos direitos do idoso que eu não sabia. Foi muito produtivo. Vou levar para a minha família. Graças a Deus que eu consegui vir”, comenta Maria.

A opinião é compartilhada por D. Maria Marques, moradora do Loteamento Rosa do Sol. 

“Foi muito importante esse momento. Gostei muito. Foram ditas coisas bem proveitosas e estou saindo mais ciente das coisas que a gente precisa saber, mas nunca sabe direito”, avalia Maria Marques.