Prefeitura e Conselho do Idoso encerram capacitação para entidades do terceiro setor

Assistência Social e Cidadania
02/02/2023 15h56

Para fortalecer políticas públicas voltadas aos idosos da capital sergipana, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdi), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, encerrou nesta quinta-feira, 2, uma capacitação sobre captação de recursos destinada a entidades não governamentais e membros conselheiros de direitos que atuam com o público da melhor idade.

Com carga horária de 24 horas, a formação ocorreu durante seis dias, na Casa dos Conselhos Municipais. Foram disponibilizadas 30 vagas, número que precisou ser ampliado devido ao interesse das entidades de participarem dos editas promovidos pelo Conselho para o repasse de recursos.

De acordo com a presidenta do Comdi, Maria José Matos, essa foi a primeira capacitação voltada para a política do idoso em Sergipe. Para ela, o sentimento é de dever cumprido.

“Faço uma avaliação muito positiva. Tivemos mais de 34 participantes, todo o colegiado está de parabéns. Foi uma capacitação desejada há muito tempo porque temos a necessidade de ampliar o número de instituições para repassar os recursos às ONGs para que os idosos atendidos por elas sejam beneficiados. Enalteço o trabalho da consultoria pela capacidade técnica, pelo lado humano e participação muito ativa dos membros, que fizeram questionamentos e sanaram dúvidas. Foram mostrados os caminhos que essas entidades devem seguir. Estamos aqui para darmos as mãos e trabalharmos em conjunto para que nossos idosos vivam com melhor qualidade de vida e sejam vistos humanamente dentro da sociedade e pela família”, destaca Maria. 

Durante as aulas, foram abordados assuntos sobre legislações, documentações, importância das entidades, além do fundo para captação de recursos com o uso de uma metodologia teórica e prática. O objetivo é profissionalizar as organizações da sociedade civil tendo em vista a sua relação com a garantia e manutenção de direitos sociais por meio da captação de recursos via leis de incentivo.

Dentre os assuntos ministrados, a consultora de projetos sociais Regimari Dias falou sobre o tema que, para ela, é uma demanda emergencial, na qual o Conselho Municipal trouxe para que a dificuldade enfrentada pelas entidades seja amenizada.

“A elaboração de um projeto é o ponta-pé inicial e fundamental para captação de recursos via edital que, por sua vez, é preciso estar inteirado, ciente do que contém, qual a metodologia para elaboração e a escrita adequada para que o projeto seja sinônimo de sucesso. Percebemos o quanto cada um aproveitou, o quanto eles ficaram felizes por esse momento, até porque também sou conselheira, atuo no controle social, e percebo a necessidade de informações desse tipo. Recursos existem no mercado, mas falta a formação técnica para que as organizações saibam buscar. O Conselho está de parabéns”, destaca Regimari.

A assistente social Viviane Maria Gonçalves representa a Instituição Beneficente Emmanuel (Ibem), que atua com um público diversificado, entre crianças, adolescentes, mulheres, gestantes e idosos, situado no bairro Santa Maria. 

“Percebemos que o grupo de idosos estava crescendo, então, começamos a fazer mais projetos voltados para esse público e buscamos uma capacitação na qual recebemos o convite da presidenta Maria José para participarmos. Foram dias maravilhosos, com um conteúdo muito rico, rico também em união com as organizações em prol da causa”, avalia Viviane. 

A voluntária do Centro Espírita o Bom Samaritano, Maria do Socorro Gondim, integra a coordenação de promoção social da instituição, que, atualmente, atende 70 famílias do bairro Santa Maria.

“Já estive no Conselho para conversar sobre os fundos. Queremos começar a ver esses recursos porque é um dinheiro público na qual estaremos fomentando e melhorando a qualidade de vida dos nossos idosos e cobrando. Me abriu novos caminhos porque muitas coisas mudaram, foi fundamental”, relata Maria do Socorro.