Prefeitura orienta sobre dose de reforço contra covid-19 para as crianças de 3 e 4 anos

Saúde
10/02/2023 14h06

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta pais e responsáveis sobre dose de reforço para crianças de 3 e 4 anos que tomaram CoronaVac. A recomendação é que tenham atenção ao cartão de vacina para buscar a dose de reforço, preferencialmente com Pfizer baby.

"Todos os pequenos desta faixa etária que estão com esquema primário de vacina contra a covid-19 completo com a 1ª e 2ª dose, e com intervalo de quatro meses da última dose, já podem receber o reforço nas unidades de saúde da capital", reforça a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

Ainda segundo Larissa, o reforço preferencialmente será com a vacina Pfizer Baby. Porém, na indisponibilidade do imunizante, pode ser utilizada a CoronaVac.

“A análise da recomendação de dose de reforço para esse público, entre outros critérios, foi observado através do Ministério da Saúde, o aumento dos níveis de anticorpos depois da aplicação da dose complementar. No estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após a dose de reforço. Esses resultados mostram a importância de completar o ciclo vacinal contra a covid-19”, enfatiza.

Mesmo quem perdeu o prazo recomendado deve procurar os pontos de vacinação. Também é possível a administração simultânea de vacinas contra covid-19 com os outros imunizantes do calendário vacinal para proteger as crianças contra outras doenças.

Dados e documentação

Em Aracaju, 8.455 crianças de 3 e 4 anos já foram vacinadas com a primeira dose e com a segunda dose, 3.967 crianças. Para a dose de reforço, estão aptas para se vacinarem 2.119 crianças nesta faixa etária.

Para se vacinar na capital, pais e responsáveis devem ir com seus pequenos até uma das 45 Unidades Básicas de Saúde e apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacina da criança.