Matrícula Online 2023: com sistema eficaz, 75% das solicitações foram por smartphones

Educação
13/02/2023 07h47

Com o fim do período da matrícula para alunos novos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), completa mais um ciclo positivo de cadastro de alunos na rede para o ano letivo de 2023. Para alcançar bons resultados, o Portal da Matrícula foi uma ferramenta essencial para agilizar todo o processo. De todas as solicitações recebidas, 75% foram feitas a partir de smartphones.

A Matrícula Online foi implantada em 2018 e, desde então, tem facilitado o processo de garantia de vagas por parte das famílias, eliminando as filas de espera e trazendo celeridade para as famílias que desejam renovar a matrícula de seus filhos ou ingressar na rede municipal de ensino. O Portal pode ser acessado pelo computador ou smartphone, em seguida, é solicitado um formulário básico de preenchimento de informações sem que seja preciso anexar qualquer tipo de documento.

Após o preenchimento do formulário e cadastro dos dados, a pré-matrícula é efetivada e um comprovante do requerimento é disponibilizado com todas as orientações necessárias para conclusão do processo, desde o endereço da escola escolhida até a lista da documentação que deve ser levada na unidade de ensino. Ao receber os documentos e obter a assinatura do responsável, a unidade escolar confirma a matrícula e a enturmação do aluno.

Segundo o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Caio Dávinis, além do Portal da Matrícula, a Semed também disponibilizou a Central da Matrícula, um sistema de atendimento ao público para sanar dúvidas e fornecer mais informações através do contato pelo telefone e Whatsapp.

"Podemos afirmar que concluímos o processo com muito êxito, pois todas as dúvidas foram sanadas e o sistema também agiu conforme o esperado, evitando as filas e certificando que as vagas preenchidas estavam sendo corretamente cadastradas. O Portal veio para facilitar o processo não somente para as famílias, como para as unidades escolares. Todos saem ganhando”, concluiu o diretor.