Projeto Verão 2023: iniciativa para coleta de recicláveis é destaque entre o público

Serviços Urbanos
10/02/2023 20h13

O copinho para água, o canudo, a latinha de refrigerante e tantos outros tipos de materiais reutilizáveis ganham um destino ambientalmente apropriado no Projeto Verão 2023, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo do Estado, na Orla da Atalaia.
 
Em locais estratégicos do evento, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) instalou Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), para estimular a prática da coleta seletiva entre o público presente.

A iniciativa sustentável foi reconhecida pelo turista Belisson dos Santos, de Rio Real, na Bahia, e que marca presença no Projeto Verão pela primeira vez. Sentado com a família bem próximo a um dos equipamentos, ele destacou contente a união entre organização e cuidado ambiental.
 
“É uma atitude muito bacana de se ver, algo realmente muito bom para o nosso meio ambiente e que estimula as pessoas a jogarem o lixo reciclável em um local correto. A natureza só tem a agradecer”, comenta Belisson. 

Outra que também aprovou a disponibilização dos equipamentos, os quais dispõem de uma capacidade para até 2,5 m³ de materiais reaproveitáveis, foi Manoela de Matos, que vai aproveitar as atrações do Projeto Verão junto com o filho. A aracajuana ficou maravilhada ao constatar de perto a iniciativa e mais ainda quando soube que outros equipamentos, deste tipo, estão alocados também em demais pontos da capital. 

“Essa é a primeira vez que venho com meu filho e estou curtindo bastante. Acho muito importante a colocação desses pontos, principalmente para que as pessoas criem o hábito de deixar separado tudo aquilo que pode ser reutilizado e dá um destino correto, ainda mais num evento desse porte”, reforçou a jovem, enquanto já ensinava ao pequeno a importância do descarte consciente. 

No decorrer dos três dias de Projeto Verão, turistas e sergipanos que contribuem com a segregação de materiais de potencial reciclável, muito além de ajudar a reduzir inúmeros danos ao mundo natural, têm a sua boa conduta refletida também na geração de renda extra para quem sobrevive do reaproveitamento do que é descartado.
 
A partir de uma parceria mantida há anos com a gestão municipal, cada um dos itens retirados dos PEVs terão como destino a Cooperativa de Reciclagem do Bairro Santa Maria (Coores), que já recebeu materiais recolhidos em outros eventos organizados pela Prefeitura de Aracaju. 

“Uma vez que esses resíduos chegam até nós, é realizado o procedimento de separação, caso haja algum tipo de material que não possa ser reutilizado. Após isso, este material é prensado e segue para o processo de distribuição entre os cooperados associados”, explica uma das representantes da Coores, Daniela Alves dos Santos. 

A aracajuana Cássia Eller dos Santos demonstrou sua admiração com a iniciativa. “É muito importante quando a gente enxerga esse tipo de atitude, que é algo simples, mas que faz muita diferença para o nosso planeta. Espero que todo mundo aqui consiga perceber isso e fazer a sua parte”, declara a jovem.  

O presidente da empresa municipal, Bruno Moraes, ressalta que a atenção da Prefeitura de Aracaju aos aspectos que envolvem o incentivo à adesão da coleta seletiva pela população, como também a oferta de mecanismos para o descarte e o encaminhamento correto destes materiais, não se restringe apenas aos grandes eventos, como o Projeto Verão 2023.  

“Em toda a capital, cotidianamente, o município oferta cerca de 60 pontos como esses, em várias regiões, o que é somado a outras ações voltadas à coleta seletiva. Então é mais do que natural que este trabalho esteja inserido em um evento como o Projeto Verão e que isso comece, cada vez mais, a fazer parte do dia a dia das pessoas e mostrando que a gestão municipal está sempre pautada em buscar alternativas que refletem em ganhos, seja para comunidade, para aqueles que trabalham com a reciclagem e, lógico, para o meio ambiente”, reitera Bruno. 

Projeto Verão 2023 
Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura locais.