Projeto Verão 2023: produções audiovisuais sergipanas são exibidas ao público da Arena Criativa

Agência Aracaju de Notícias
12/02/2023 16h21

Neste domingo, 12, último dia de Projeto Verão 2023, a Tenda Multicultural, que faz parte da Arena Criativa do evento, apresentou ao público presente exibições audiovisuais do catálogo da plataforma digital desenvolvida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a Ajuplay. Promovido pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o festival possibilitou a exibição de videoclipes e curtas sergipanos, produções provenientes da Lei Aldir Blanc.

Marcel Magalhães, produtor e diretor do filme Tintiliano, exibido nesta tarde, destacou as dificuldades enfrentadas pelo setor do audiovisual sergipano em produzir as obras e a importância do poder público promover espaços como os do Projeto Verão 2023. “Eu fico muito feliz e acho importante dizer que a Funcaju, por exemplo, faz as nossas obras circularem, não exibe somente no cinema, o Tintiliano já foi exibido no cinema, na biblioteca e agora aqui na praia, fazendo a obra atingir diferentes públicos, é muito importante essa visibilidade para nós produtores”, parabenizou o produtor. 

Para Tinho Torquato, produtor do curta Fenemê Verde, a exibição de artistas sergipanos no Projeto Verão é para ser celebrada. “Para mim, é uma maravilha ver esse material sendo exibido num evento como esse. Esse é um curta genuinamente sergipano, gravado nos povoados de Laranjeiras. Eu fiquei muito feliz porque além dele estar disponível no AjuPlay, ele foi exibido aqui nesta arena para o público do Projeto Verão 2023, um evento maravilhoso, que traz muita gente desde cedo para prestigiar artistas sergipanos.

As aracajuanas Maiara Barbosa e Ane Caroline já acompanham as mostras de curtas sergipanos desde as edições anteriores. “Sempre que posso, estou presente nas mostras promovidas pela prefeitura e pelo governo do estado, e eu acho que é de extrema importância iniciativas como essa para incentivar a produção audiovisual e os artistas locais”, disse Maiara. 

Além de Tintiliano e Fenemê Verde, o público também pode assistir La Guita, de Gabriel Viana, e Linhas do Tempo, de Carol Mendonça. Até o momento, a plataforma AjuPlay reúne mais de 200 produtos no catálogo, desde obras de cinema, teatro e circo, a toda a programação do Forró Caju em Casa, do Quinta Instrumental, do Fórum do Forró 2022, do Memórias do Rádio, entre outras.

Projeto Verão 2023
Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.