Projeto Verão 2023 transcorreu sem registro de ocorrências pela Guarda Municipal

Defesa Social e Cidadania
13/02/2023 13h00

Em três dias de programação, o Projeto Verão 2023 transcorreu com grande segurança para o público de aproximadamente 200 mil pessoas, que compareceu à Orla da Atalaia entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Sem registro de ocorrências graves, o evento demonstrou a eficácia do planejamento e articulação que envolveu os órgãos da Prefeitura de Aracaju e do Governo de Sergipe.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca o sucesso da operação. "Em três dias de evento, não foram registradas ocorrências junto à Guarda Municipal de Aracaju. O esquema preparado para atender a demanda da festa alcançou grande êxito. Esse resultado é fruto do planejamento realizado pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, no sentido de alinhar a área de atuação de cada órgão de segurança envolvido nesse trabalho, promovendo um trabalho coordenado e integrado, com reforço e efetividade para a segurança do público", frisou.

Ao todo, cerca de 500 profissionais trabalharam para manter a tranquilidade do evento. Com efetivo de 200 agentes, por dia, a Guarda municipal se fez presente com forte aparato composto por viaturas, sistema de videomonitoramento, canil e motopatrulhamento.

O diretor da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, ressalta que a estratégia aplicada teve como pilar a prevenção. "O planejamento operacional teve o resultado que esperávamos. Não tivemos registro de ocorrências, não houve condução de pessoas à delegacia e não houve registro ou notificações, junto à corporação, referente a brigas ou tumultos", destacou.

Com forte trabalho preventivo, que incluiu o patrulhamento, com ênfase, no horário de realização dos shows musicais, houve presença de efetivo em frente aos palcos, além da intensificação do monitoramento na arena com viaturas. "As viaturas que realizaram patrulhamento na areia da praia possibilitaram inibir qualquer tipo de situação de anormalidade e contribuiu para ampliar a sensação de segurança do público", acrescentou Mendonça.

Nesse período, visando proporcionar maior segurança ao público que utilizou o transporte coletivo, houve reforço da segurança no terminal de integração da Zona Sul, no bairro Atalaia, assim como nas vias adjacentes.

A universitária Mariana Santos utilizou o transporte coletivo para chegar ao evento e considerou o deslocamento tranquilo. "No horário que eu vim, estava tranquilo. Achei o evento muito organizado e observei muitos guardas próximo aos palcos. Me senti segura", avaliou a estudante de pedagogia.

Para o administrador Adenilson Oliveira o evento surpreendeu no quesito segurança. "Confesso que vim com um pouco de receio, acreditando que estaria exposto, por ser um evento aberto na praia. No entanto, ao chegar, já pude observar a presença de guardas e policiais em todos os espaços. De quatro em quatro metros a gente se depara com uma equipe. A segurança está excelente. Nota dez", considerou.

O secretário Silvio Prado ressalta que a Guarda Municipal esteve dedicada à proteção do público, enquanto vigilantes desarmados foram contratados para promover a segurança patrimonial. "Foram contratados 142 vigilantes desarmados, distribuídos de forma estratégica para reforçar a segurança nos espaços de realização da programação e nas áreas onde estavam disponibilizados serviços. Além disso mais 80 bombeiros civis atuaram durante esses três dias", indica o secretário, acrescentando que a Defesa Civil de Aracaju também se fez presente antes, durante e após a realização dos shows para verificação da segurança estrutural dos palcos e camarotes.