Semed e Seduc se articulam para garantir matrículas nas escolas públicas de Aracaju

Educação
13/02/2023 14h47

O secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, se reuniu nesta segunda-feira, 13, com representantes da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), para alinhar ações entre as duas redes, de modo a garantir vagas para crianças e adolescentes nas escolas públicas da capital.

De acordo com o secretário municipal, neste ano, houve um fluxo migratório de demandas por vagas na cidade, saindo da zona Norte para a zona Sul e bairros da antiga Zona de Expansão. Este fenômeno fez aumentar a demanda por vagas em determinadas localidades da capital, gerando a necessidade de articulação entre Estado e Município.

“O objetivo desta primeira reunião foi de analisar e entender os números das matrículas das duas redes e, assim, buscar soluções cooperativamente para garantir a matrícula dos aracajuanos. Estamos analisando os dados de forma panorâmica e estudando estratégias para que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola”, frisa o secretário Ricardo Abreu.

Para a diretora da DEA, professora Gilvânia Guimarães, é fundamental que, neste momento, secretarias municipal e estadual da Educação conheçam uma a oferta da outra, para que possam se articular em prol do estudante aracajuano.

“Estamos com foco total em relação aos estudantes que, porventura, não tenham sido contemplados ainda com uma vaga na rede pública. E as duas redes se somam. Seja em espaços onde nós temos vagas disponíveis, seja colocando nosso transporte como elemento que pode ser utilizado para dar suporte às comunidades onde não tem vaga. Mas o nosso foco principal é garantir vaga para esse estudante, seja ele na rede pública estadual, seja na rede municipal”, reforça a diretora.