Prevenção contra riscos norteia ações da Defesa Civil de Aracaju junto aos Nupdecs

Defesa Civil
14/02/2023 16h03

No período que antecede a quadra chuvosa, na capital, a preparação e prevenção contra riscos norteia as atividades da Defesa Civil junto aos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

Com constante diálogo e visitas às comunidades, o órgão, que integra a Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), intensifica medidas que favoreçam a redução de transtornos e a rápida resposta frente aos impactos das chuvas, especialmente, nas áreas de ricos.

Com o estreitamento da comunicação entre a comunidade e os agentes da Defesa Civil, proporcionado pelos Nupdecs, é possível atuar de maneira assertiva, o que garante maior agilidade para sanar eventuais situações de anormalidade e, consequentemente, promover segurança à população.

Para o membro do Nupdec Santa Maria, Anselmo Júnior, os procedimentos adotados de forma antecipada pelo órgão, juntamente com o apoio dos Núcleos, tendem a facilitar o trabalho durante o período chuvoso. "A gente vê que os órgãos estão preocupados com as pessoas do bairro e podem ver quais as necessidades existentes em cada local. Isso ajuda bastante", afirma Anselmo.

Os membros dos núcleos também adotam ações preventivas para auxiliar o trabalho da Defesa Civil. Anselmo, por exemplo, sempre verifica a existência de trincas ou rachaduras em residências do bairro, bem como orienta amigos e clientes a respeito do descarte irregular de lixo. "Por ser um local com ladeiras, se o lixo for descartado de maneira incorreta, com as chuvas, pode provocar transtornos", alerta.

Coordenadora do Nupdec do bairro Soledade, Maria Gilenilde Barbosa destaca a agilidade e o pronto atendimento das equipes de Defesa Civil, diante das demandas da comunidade. "Eles são atenciosos. A gente passa a demanda, não vai meia hora e já estão na área dando suporte à comunidade", reconhece Gilenilde.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, salienta que o órgão possui mapeamento e realiza constante monitoramento das áreas de risco na capital, e com a implementação de boas práticas junto às comunidades muitas situações são evitadas.

"Os grupos de voluntários que integram os Nupdecs em Aracaju atuam como multiplicadores das boas práticas de Defesa Civil, e com diálogo e formação, contribuem com a identificação de possíveis riscos, de maneira que podemos prestar um atendimento rápido e assertivo, prevenindo incidentes e orientando a população", enfatizou o coordenador.

Esse vínculo é mantido a partir de encontros presenciais periódicos e com o constante contato, por meio de aplicativos de mensagens, através do qual há constante atenção às observações compartilhadas pelos grupos.

"Com a indicação de possíveis riscos, direcionamos equipes para realizar avaliação técnica e adotar as medidas cabíveis. Vale frisar que os membros dos Nupdecs passaram por formação, para compreender tipos de riscos, procedimentos de prevenção de acidentes, funcionamento da Defesa Civil e outros, o que amplia a percepção desses moradores sobre as áreas de risco", frisou Robson Rabelo.